Viagem para Chapada Diamantina: roteiro para passar 3 dias!
O que é que a Bahia tem? Muitas cidades maravilhosas tem! Vai além das mais populares, mas sem hesitar, a Bahia é um verdadeiro paraíso cheio de surpresas!
Uma dessas surpresas é a Chapada Diamantina que possui um vasto verde campo florido, com paredões, grutas, rios e cachoeiras a fim de deixar qualquer um atraído por sua beleza cênica.
O termo Chapada Diamantina deu-se por causa da cultura da garimpa e das lavras diamantinas, sendo oficializada com esse nome em 1942 pelo IBGE.
Esse destino recebe milhares de turistas e intercambistas a cada ano para desfrutar dos atrativos que a região oferece para admirar a sua rica arquitetura e se aventurar — um dos lugares preferidos para quem pratica trekking no Brasil.
Se a Chapada Diamantina despertou vontade no seu coração aventureiro, então acompanhe neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o segundo maior parque nacional brasileiro!
Afinal, onde fica a Chapada Diamantina?
Como mencionado, a dona das paisagens mais impressionantes fica no coração do Estado da Bahia, a 400 km de Salvador.
Ela é tão grande quanto a cidade de São Paulo, a diferença é que as avenidas e prédios imensos são substituídos por vegetação, grandiosas cachoeiras e grutas.
Como chegar à Chapada Diamantina?
A cidade mais próxima da Chapada Diamantina é Lençóis — cidade que tem como porta de entrada para a Chapada.
Para chegar até o local, você deverá viajar até o aeroporto de Lençóis — LEC que está a 24km do centro da cidade. O aeroporto recebe apenas dois voos semanais, as quintas e domingo, saindo de Salvador.
Se preferir comodidade e praticidade, alugar um carro para chegar até o destino é uma boa dica: viaje até o aeroporto de Salvador e lá alugue um carro para a Chapada Diamantina.
Qual a melhor época para ir a Chapada Diamantina?
A melhor época indicada para você visitar a cidade é entre os meses de março, maio e setembro, pois é considerado a melhor relação de temperatura e paisagem: o clima costuma ficar mais fresco pós chuva, a paisagem ainda mais verde e o Poço Azul e Encantado com a água ainda mais límpida.
Além disso, durante esse período do ano, devido ao clima ameno, as trilhas e cachoeiras se tornam de fácil acesso para explorar.
O que fazer na Chapada Diamantina em 3 dias?
A Chapada Diamantina é realmente muito grande, então, montar um roteiro depende do seu tempo de disponibilidade para aproveitar o que a região pode oferecer.
São mais de 24 municípios, dentre eles algumas cidades mais visitadas, como Lençóis, Vale do Capão, Mucugê, Andaraí e Ibicoara.
Ou seja, existem muitas coisas a serem exploradas por lá. Se você optar por viajar de carro, poderá percorrer esses trajetos do roteiro em 3 dias. Além disso, tem a possibilidade de fechar com agências turísticas que permitem um passeio de bate e volta.
No entanto, separamos os destinos mais populares e amados pelos turistas para você adicionar na sua lista! Confira o que fazer na Chapada Diamantina em 3 dias de viagem:
Vale do Capão
Considerado um santuário ecológico, o Vale do Capão atrai muitos turistas que buscam pela espiritualidade do lugar, onde inúmeras pausadas por lá oferecem diversas práticas terapêuticas, como retiro espiritual, rodas de cura, acupuntura e Yoga.
No Vale do Capão também tem um centro cultural que conta com atrações de capoeira na vila e uma feira farta de verduras e hortaliças.
Além disso, as duas grandes atrações do Vale do Capão sãos as Cachoeira da Fumaça que tem esse nome pela força dos ventos que impede que a água chegue até as pedras, assim, forma uma fumaça com gotículas que são borrifadas para cima.
E a outra é a Cachoeira do Rio Preto que tem uma piscina natural com a cor da água escura de 50m de extensão.
Interessante, né?
Poço Azul e Poço Encantado
Impossível não sair apaixonado depois de imergir no Poço Azul que proporciona uma experiência impressionante na Chapada Diamantina.
O Poço Azul, como o próprio nome diz, tem uma linda tonalidade azul na água e permite a flutuação do banhista e fotos subaquáticas. A transparência da água é tanta que é possível ver nitidamente troncos de árvores e rochas no fundo.
Para visitar o local, é preciso pagar uma taxa de aproximadamente R$30 e conta com um guia do próprio lugar.
Poço encantado
Diferente do Poço Azul, não permite flutuação. No entanto, a beleza que o Poço Encantado oferece é imperdível com a sua água cristalina e paisagem encantadora.
Existe um fenômeno que acontece por lá, porém não tão fácil de apreciar, pois é preciso estar no mês certo e na hora certa: o raio de sol incidindo sobre a água.
Para vivenciar esse fenômeno, a viagem para a Chapada deve ocorrer entre os meses de abril e setembro. Além disso, o horário para experienciar o raio é as 10h da manhã e 14h da tarde.
O passeio até o Poço Encantado também conta com um guia turístico do local e o valor da entrada é de R$50 aproximadamente por pessoa.
Gruta da Lapa Doce
Se você é o tipo de viajante que curte uma experiência subterrânea, a Gruta da Lapa Doce é o lugar ideal! A Gruta é a segunda maior caverna topografado Brasil, com 42km de extensão e a sua beleza é protagonista em cenário de filmes e novelas.
Apesar de não ser um trajeto fácil para explorar a gruta, a visitação conta com um guia turístico que direcionam os turistas a percorrer o lugar sem que causem impacto nas obras que a gruta oferece com cenários místicos e que lembram animais. As escultura presentes na gruta, foram esculpidas há milhões de anos atrás.
Águas Claras
Para finalizar a rota, você pode adicionar no roteiro Águas Claras que conta com uma trilha, quase plana, e uma vista incrível da Chapada Diamantina.
O trajeto leva a um pequeno riacho com poço límpido e recomendável para banho. Além disso, para quem não está acostumado a percorrer trilhas, o trajeto é tranquilo e fácil de fazer.
A trilha acontece em campo aberto e proporciona um lindo cenário com a vista para cartões postais como o Morro do Pai Inácio e Morrão — maior cenário da Chapada Diamantina.
Bom viajante, chegamos ao fim deste roteiro e esperamos que tenha despertado ainda mais a vontade de conhecer o paraíso que é a Chapada Diamantina. A Bahia sem dúvidas sempre entrega tudo, inclusive, as 5 praias mais bonitas do estado, que vale a pena adicionar na sua lista de desejos.
E claro, viajar com segurança é uma das coisas que você não pode dispensar dos seus planos de vagem! Com o seguro viagem, você aproveita o melhor da suas férias com tranquilidade e sem deixar que alguns imprevistos, como extravio de bagagem, tome conta do seu tempo e da sua paz.
Confie a sua viagem nas mãos de quem sabe resolver quaisquer problemas desse tipo e até mesmo acidentes!
A Real Seguro Viagem é a primeira comparadora de seguro do Brasil e conta com os melhores planos que combinam com a sua necessidade. Faça uma simulação de forma prática e rápida apenas clicando no botão abaixo:
É isso aí! Até as próximas :)