Imbassaí: um cantinho de sossego no litoral norte baiano
Sabe quando você precisa de um feriado de descanso para colocar as energias em dia? E foi assim que fui parar em Imbassaí, no litoral norte da Bahia.
Esse cantinho é próximo de destinos bem famosos, como Praia do Forte e Porto do Sauípe, mas ainda guarda uma carinha de "vila".
Quer saber mais sobre esse encontro do rio com o mar no litoral baiano? Vem comigo!
Onde fica Imbassaí?
Imbassaí fica no litoral norte baiano, na cidade de Mata de São João. Fica exatamente entre Praia do Forte e Porto de Sauípe.
Como chegar em Imbassaí?
Saindo de Salvador, a forma mais fácil para chegar em Imbassaí, de longe, é de carro pelo BA-099. Mas se você não tem carro, como eu, restam 4 opções: ônibus interurbano, vans, Uber ou táxi.
O táxi, com certeza, é a opção mais cara, mas você poderá deixar tudo combinado e ter a facilidade de alguém te buscar e levar em casa.
Caso escolha o Uber, recomendo que combine a volta com algum táxi ou até mesmo o próprio Uber. Talvez você consiga chamar pelo aplicativo no sentido Salvador - Imbassaí, mas a volta é incerta.
De transporte público você pode escolher os ônibus ou as vans. Os ônibus custam cerca de R$ 30,00 e saem da rodoviária e vão parando em alguns pontos ao longo do trajeto.
A van do Expresso Linha Branca sai da frente do Empresarial Iguatemi (na passarela do metrô do lado do Shopping da Bahia, o antigo Iguatemi) e custa cerca de R$ 10,00.
Ela também vai parar em alguns pontos no caminho e ambas as opções param em um ponto na estrada, não entram na cidade.
Então, é preciso pegar um mototáxi para chegar na cidade. Tem um ponto de mototáxi bem no lugar que o ônibus para, então pode ficar tranquilo.
De lá é bem rapidinho de moto até o centrinho e você pode pedir para te deixar na sua pousada, combinando o preço, claro.
Vale lembrar que se você for de ônibus ou van é for pegar o mototáxi é importante não levar muita bagagem.
Dica: lembre de pegar o telefone do mototáxi para vocês acertarem a volta, assim fica mais cômodo.
Onde se hospedar em Imbassaí?
Apesar de ser pequena, Imbassaí tem várias opções de hospedagem. Há vários tipos diferentes de hospedagens, hostels e até mesmo resorts.
Pousadas em Imbassaí
Nossa experiência em Imbassaí foi totalmente impactada pela pousada que ficamos. E o impacto foi totalmente positivo. Lá em Imbassaí tem todas aquelas pousadas "normais" com café da manhã, piscina e essas coisas. Mas acabamos topando com a Pousada Capitù.
Eles têm uma proposta diferente, com chalés rústicos em contato com a natureza, mas que garantem total conforto e diversão.
Tudo foi perfeito! O quarto é uma graça, com todos detalhes bem pensados para te levar em uma experiência única! O café da manhã é fantástico, super completo e gostoso.
Todas as instalações são ótimas: piscina, spa, bar e restaurante, chuveiros, tudinho. Todos funcionários são simpáticos e prestativos, além de tomarem todas as precauções devidas na época de pandemia.
Não somente com o uso de máscaras, mas também buscando alternativas para nos manter seguros, como através do formulário para o café da manhã e agendamento de horário.
O love pack que pode ser solicitado à parte é um charme, completou nossa experiência romântica. Fiz a massagem, que também é contratada a parte, e sai renovada. A profissional é maravilhosa e foi mais um ponto que marcou demais nossa estadia.
Enfim, saímos encantados e doidos para retornar. O fato de ser um chalé rústico não traz nenhum incômodo, pelo contrário. Até mesmo nas chuvas fortes que pegamos tudo correu bem.
Outra dica que damos é pegar estadias no meio da semana se quiser economizar um bocadinho.
O que fazer em Imbassaí?
Imbassaí é uma vila bem tranquila e o atrativo principal é, com certeza, a praia. Mas vale lembrar que ali também desemboca o rio Imbassaí, que forma cachoeiras no seu trajeto e traz outras possibilidades de passeios.
Provavelmente a pousada que você vai ficar terá parceria com as empresas que fazem canoagem, stand up e outras atividades no rio. Pertinho do centro de Imbassaí tem a Cachoeira Dona Zilda, em uma propriedade privada.
Andando (bastante) para o outro lado do rio você chegará a praia de Diogo, na Vila de Santo Antonio, que também é ótima e tem várias piscininhas na maré baixa.
Se quiser ir um pouco mais longe vale o pulo em Praia do Forte, no Projeto Tamar ou até mesmo no Castelo Garcia D'Ávila.
Muito além do Grand Palladium Imbassaí
Muita gente acaba chegando em Imbassaí através do Grand Palladium, um resort incrível. Claro que as instalações do resort são maravilhosas, mas recomendo muito que quem for se hospedar por lá aproveite os outros passeios da região e até mesmo os restaurantes!
Será ótimo para você, que terá uma experiência totalmente diferente de ficar apenas na praia do resort, e também será bom para o comércio local.
Minha viagem para Imbassaí
Como dito, eu estava buscando uma pausa na minha rotina. O feriado de 21 de abril de 2019 caiu numa quarta-feira, então resolvi emendar até sexta-feira.
Sai com meu companheiro dia 21 bem cedinho e pegamos a van de mais ou menos 6h no ponto do metrô depois do Shopping da Bahia. Choveu demais na estrada e chegamos em Imbassaí por volta das 11h, mas com certeza é mais rápido num dia de sol.
Encaramos a chuva de mototáxi rezando para não molhar os notebooks e a câmera. Chegamos na Capitù ensopados.
Mas logo o sol abriu e fomos comer o maravilhoso peixe vermelho que eles servem no restaurante em frente ao mar. O feriado ficou meio chuvoso, com sol abrindo do nada e um certo abafado. Mas nada atrapalhou a nossa diversão.
Curtimos a piscina e a praia em frente a pousada, além de conhecer um pouquinho mais da pousada que é um charme completo.
Jantamos no Cajueiro's bar, um dos melhores restaurantes por lá. O atendimento excelente, com pedidos realizados através do cardápio com qr code. Facilita bastante num período de pandemia.
O lugar é bem agradável, com decoração bonita e vários espaços diferentes. Pena que estava chovendo na hora que jantamos.
Pedimos uma massa com frutos do mar e uma salada com coco, abacaxi e castanhas. A salada estava surpreendente e super refrescante. A cocada cremosa também foi maravilhosa.
No dia seguinte acordamos cedo para ver a nascente do rio antes do maravilhoso café da manhã. Depois de alimentados fomos até Diogo.
O sol castigou e levamos só uma garrafinha de água, então chegamos lá bem cansados. Fomos salvos por um vendedor que aceitou pix como pagamento pelo coco, nenhum outro estava aceitando.
Almoçamos em um restaurante simples, mas delicioso, o Restaurante da Vânia. O atendimento foi gentil e rápido, pedimos uma moqueca de sururu para o almoço. Surpreendente! Tempero maravilhoso, pirão e farofa deliciosos.
Começou a chover bem forte, então voltamos para a pousada e passamos a tarde vendo filmes e curtindo nossa cabaninha.
Quando a chuva estiou fomos jantar no Jerimum, que deixamos reservados antes de ir. Pedimos um nhoque com molho pesto e estava fantástico!
A salada com frango, croutons e tomates recheados também estava maravilhosa. Uma experiência única e saímos completamente satisfeitos, não sobrou espaço nem para a sobremesa.
No dia seguinte, curtimos um pouco mais a praia e a piscina e nos organizamos para a volta. Chamamos o mototáxi e rapidinho ele estava lá. Esperamos bem pouco pelo ônibus e logo já estávamos de volta em Salvador.
3 dias (2 noites) foi o suficiente pra gente dar aquela descansada, mas ficamos devendo vários passeios por lá. Por isso, indicamos cerca de 5 dias, principalmente se você for dar um pulinho em Praia do Forte.
O litoral norte da Bahia está cheio dessas pequenas cidades que são lindos! Um dia voltaremos para explorar todas elas.
Espero que tenham gostado. Até a próxima e boa viagem!