Cotar seguro viagem
Por Emilly Chagas • Real Seguro Viagem em 10/05/24 às 14:31.

O que fazer em Curitiba: melhores atrações, restaurantes + roteiros!

Curitiba, a charmosa capital do Paraná, ostenta o título de "Cidade Verde" não por acaso. Envolta em uma atmosfera acolhedora e vibrante, a metrópole sulina oferece uma imensidade experiências para encantar seus visitantes e tem 53 parques para os mais diferentes gostos.

Seja você um amante da natureza, um entusiasta da cultura ou um explorador gastronômico, Curitiba tem algo a oferecer. Prepare-se para se encantar com museus de classe mundial, parques exuberantes, arquitetura inovadora, sabores de diversas tradições e uma rica programação cultural que pulsa em cada canto da cidade.

Neste guia completo, vamos te apresentar as melhores atrações, restaurantes imperdíveis e roteiros personalizados para cada tipo de viajante. Descubra como aproveitar ao máximo seus 1, 2 ou 3 dias na capital paranaense!

Aracáurias no centro de Curitiba (Fonte: Arquivo Pessoal)


O que eu não posso deixar de fazer em Curitiba?

Curitiba é definitivamente a cidade dos parques! Então é bem provável que você inclua pelo menos os mais famosos no seu roteiro. O Jardim Botânico é, sem dúvida, o mais famoso e vale a visita ao principal cartão-postar de Cutiriba. O Parque Barigui é outro bem famoso e fica bem próximo da Oi Torre Panorâmica, onde é possível admirar grande parte da cidade de cima.

Outra área verde que vale a pena conhecer é a Ópera de Arame no Parque das Pedreiras. Caso tenha oportunidade, não deixe de ver um espetáculo na Ópera, mas vale a visita para simplesmente admirá-la. Ela faz parte do Parque Jaime Lerner juntamente com o Espaço Cultural Pedreira Paulo Leminski. 

Para visitar a Ópera de Arame é preciso pagar o ingresso (15 reais a inteira e 7,50 a meia entrada). Ela fica aberta de terça a domingo das 10h às 17h50 e o ingresso dá direito a conhecer a lojinha, o próprio teatro Ópera de Arame, Festival Vale da Música (com shows diários no Palco Flutuante), restaurante Ópera Arte, exposições, e Caminho da Mata.

Outras atrações imperdíveis de Curitiba são os museus. O mais conhecido é o Museu Oscar Niemeyer (MON), também conhecido como museu do olho por conta do seu formato. Ele tem exposições de curta e longa duração e é o maior museu de arte da América Latina!

Já o Museu de História Natural tem um dos maiores acervos da fauna e flora brasileira. Sobre a história de Curitiba e do Paraná, visite o Museu Paranaense e o Memorial de Curitiba

Por fim, conheça o Centro Histórico de Curitiba! Além de apreciar a arquitetura colonial, você poderá passar por inúmeras atrações a pé, como a Rua XV de novembro, diversos museus, atrações gastronômicas e alguns parques!

O que fazer em 1 dia em Curitiba?

Fui para Curitiba em março de 2024 com meu companheiro. Como só tínhamos um dia por lá, precisava ser tudo bem planejado para aproveitarmos ao máximo! Na hora de escolher os destinos, optei entre os mais famosos e que combinam com meu perfil de viagem. 

Então caso você vá passar apenas 1 ou 2 dias em Curitiba, essa é a primeira dica: escolha locais que realmente te interessam, você não precisa ir apenas por ir.

Chegamos na rodoviária de Curitiba logo cedo, então aproveitamos para tomar café no Mercado Municipal que fica logo na frente da rodoviária. É uma ótima opção para café ou almoço, com vários restaurantes, cafés, barracas de frutas, queijos, vinhos e também de lembrancinhas.

Comemos no The Bootleggers sanduíches Caprese e Espanhol deliciosos e aproveitamos para comprar imãs de recordação na Kotobuki. O mercado foi fundado em 1958 tem diversas lojas asiáticas!  

Mercado Municipal de Curitiba (Fonte: Arquivo Pessoal)


De lá, pegamos um Uber para o Jardim Botânico, pois o clima estava chuvoso e queríamos aproveitar a estiagem. Ah, importante mencionar que Curitiba tem um clima bem imprevisível, então prepara-se para mudanças nos planos e veja a seção mais adiante sobre "O que fazer em Curitiba na chuva"!

Quando chegamos ao Jardim Botânico ficamos impressionados! Eu sinceramente não tinha muita expectativa, mas é realmente lindo. Além dos jardins magníficos no estilo francês, o lugar conta com duas estufas e um bistrô. A principal e mais famosa tem diversas especíes e na parte de cima você terá uma visão privilegiada do jardim.

A estufa lateral serve como espaço de exposição e quando fomos estavam sendo apresentadas as espécies de bromélias brasileiras. Duas artistas pintavam na hora quadros e compramos um para decorar nossa casa.

Jardim Botânico de Curitiba (Fonte: Arquivo Pessoal)


Do Jardim Botânico, seguimos para o centro de Uber. Colocamos como destino o Passeio Público, pois sabíamos que de lá seria fácil conhecer outras atrações a pé. O Passeio Público é o parque mais antigo de Curitiba, fundado em 1886. 

É bem tranquilo, com várias espécies de aves que chegaram na época que o local funcionava como zoológico. Os animais maiores foram transferidos para o novo Zoológico Municipal de Curitiba.

Entrada do Passeio Público em Curitiba (Fonte: Arquivo Pessoal)


De lá, seguimos para a Rua XV de novembro, a primeira rua exclusiva para pedestre do Brasil. Hoje tem mais lojas e comércios, mas é legal caminhar por ela até a parte que é chamada "Rua das Flores".

Seguimos para o Praça Tiradentes, que é onde Curitiba nasceu. É a praça mais antiga e era conhecida como Largo da Matriz, pois é onde fica a Catedral. Sob a estrutura de vidro que tem na praça é possível ver parte do calçamento do século XIX da praça. Na praça também tem o Marco Zero de Curitiba e estátuas de Getúlio Vargas, Cacique Tindiquera, Tiradentes e um Monumento à República.

Passamos pela Catedral Metropolitana e chegamos até o Paço da Liberdade, onde hoje funciona o espaço cultural do SESC. e o Café do Paço. O prédio com estilos neoclássico e art nouveau é tombado pelo patrimônio municipal e pela Secretária de Estado da Cultura do Governo do Paraná, além do Patrimônio Histórico Nacional. 

Fachada do SESC Paço da Liberdade em Curitiba (Fonte: Arquivo Pessoal)


Outro prédio lindo na região é a Universidade Federal do Paraná na Praça Santos Andrade. Antigamente conhecido como "Palácio da Luz", o prédio fez 100 anos agora em 2024.  

Fachada da Universidade Federal do Paraná em Curitiba (Fonte: Arquivo Pessoal)


Seguimos para o Largo da Ordem, que é cheio de atrações históricas e gastronômicas. Primeiro fomos no Memorial de Curitiba que tem diversas exposições sobre a história de Curitiba desde os tempos pré-históricos, o Mirante do Morumbi, auditório e áreas para atividades diversas. Tem também a Sala Himeji com uma maquete do Castelo de Himeji, no Japão, que é cidade-irmã de Curitiba.

Já o Museu de Arte Sacra, que fica no anexo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, o prédio mais antigo de Curitiba, e tem no seu acervo mais de 1.500 peças históricas e religiosas. 

Bem em frente fica a Casa Romário Martins, considerada o último exemplar da arquitetura colonial e segunda construção mais antiga da cidade. Hoje abriga exposições de artistas curitibanos e é uma verdadeira viagem no tempo!

No Largo da Ordem tem também vários restaurantes e bares típicos e escolhemos almoçar em um deles, na Caiçara. Ele serve pratos típicos da culinária litorânea curitibana com muitos peixes, farinha de mandioca, banana da terra e muito mais. Experimentamos um dos principais pratos da casa, o barreado. A descrição do prato pelo restaurante é:

"Uma carne temperada com bacon e cominho, cozida em fogo baixo por horas e horas e horas até quase se desmanchar, formando um caldo saborosíssimo. Aqui no Restaurante A Caiçara, em Curitiba, o prato é servido acompanhado por arroz, banana e a típica farinha de mandioca de Morretes – município do litoral paranaense."

Depois pedimos um Uber em frente a escultura da Fonte da Memória, conhecida como Cavalo Babão, que fica também em frente a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos pretos de São Benedito.


Fonte da Memória, conhecida como Cavalo Babão, no Largo da Ordem em Curitiba (Fonte: Arquivo Pessoal)


Seguimos de Uber para o Museu Oscar Niemeyer (MON) onde fiquei encantada com a exposição "Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses". O percusso aborda a influência do colonialismo na região além da história, cultura e luta dos povos asiáticos, reliacionando com as religiões, desde a história do Islã, do Hinduísmo, Budismo, e várias outras.

Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba (Fonte: Arquivo Pessoal)


Por fim, retornamos ao Lago da Ordem para jantar no Bar do Alemão, outro restaurante conhecido em Curitiba. Ele funciona desde 1979 e serve pratos típicos alemães e os famosos chopps submarinos que são servidos com uma canequinha de Steinhäger, uma bebida destilada.

Cada canequinha é estampada com um ponto turístico de Curitiba ou datas comemorativas, e dá para fazer coleção! O lugar tem um ambiente super legal que lembra uma taberna alemã, vale super a visita.

Depois, seguimos para casa com gostinho de quero mais! Várias outras atrações ficaram mapeadas para nossa próxima visita a Curitiba, e vou deixar aqui para servir de inspiração para vocês.

O que fazer em 2 dias em Curitiba?

Com um dia a mais em Curitiba vale a pena incluir mais dos famosos parques da cidade. A lista é bem grande, então vale dar uma pesquisada sobre cada um para descobrir qual combina mais com seu estilo. Os mais famosos são:

Não fomos na Ópera de Arame, mas ficamos com muita vontade de ir! Então se você tiver mais um dia, inclua essa atração no seu roteiro. Por fim, para finalizar o segundo dia, indicamos a visita ao Museu do Holocausto. Inaugurado em 2011, foi o primeiro do Brasil com essa temática. A visita é gratuita, mas deve ser agendada no site

O que fazer em 3 dias em Curitiba?

Além das atrações já mencionadas, se você tiver 3 dias em Curitiba poderá explorar atrações fora do roteiro comum. Você fazer um passeio de trem até Morretes, que geralmente já inclui almoço, ou visitar o Memorial Ucraniano.

Se possível, aproveite uma das noites da viagem para ver um espetáculo do Teatro Guaíra, um dos principais do Brasil.

Onde comer em Curitiba?

Curitiba tem diversos restaurantes, bares e cafés de diversas gastronomias. A cidade tem influências de diversas culturas, desde árabes, japoneses, alemães, e também as influências locais vindas dos indígenas e tudo isso se mistura na culinária.

Além do barreado, que já falamos aqui, outros pratos típicos de Curitiba são:

Para provar esses e outros pratos típicos você pode ir ao Bar do Alemão e A Caiçara, que falamos no tópico "O que fazer em 1 dia em Curitiba?" e também no:

O que fazer em Curitiba com pouco dinheiro?

Se você está embarcando para Curitiba com pouco dinheiro, fique tranquilo! A cidade tem várias opções gratuitas ou baratas. A começar pelos parques, que são gratuitos para visitação, incluindo o Jardim Botânico!

Além deles, você pode conhecer as atrações do Centro Histórico que são, na sua maioria, gratuitas. Em relação aos museus, alguns são gratuitos, como o Museu do Holocausto, mas a maior parte costuma cobrar entrada. Vale pesquisar por dias em que a entrada é gratuita e verificar se você tem direito a meia entrada.

O que fazer em Curitiba com chuva

Curitiba tem um clima bem imprevisível e a qualquer momento pode chover. Por isso, é bom mapear algumas atrações fechados para a caso a chuva surpreenda. Os museus são ótimas saídas nesse caso, então aqui vai a lista de Museus de Curitiba:

Você pode também assistir espetáculos na Ópera de Arame ou Teatro Guaíra, ver um filme no Cine Passeio ou fazer um tour guiado na Arena da Baixada. Vale fazer um tour gastronômico para aproveitar o climinha ameno!

Amamos conhecer Curitiba e acreditamos que você vai amar também! A "Cidade Verde" te convida para uma experiência inesquecível entre a exuberante natureza e a vibrante cultura urbana, você encontrará um destino acolhedor, rico em história, arte, gastronomia e infinitas possibilidades de lazer. 

Com um sistema de transporte público eficiente e uma variedade de opções de hospedagem para todos os orçamentos, Curitiba é um destino acessível e convidativo. Venha descobrir os encantos da Cidade Verde e prepare-se para se apaixonar por Curitiba!

Leia também: