Seguro Carta Verde: o que é e como conseguir?
Ei, você sabe o que é o famoso Seguro Carta Verde? Estamos falando de um dos documentos mais importantes para quem deseja visitar algum país do Mercosul de carro.
Apesar de ser mais tranquilo viajar para esses países em comparação com outros destinos, ainda assim você tem que ficar atento às exigências.
Uma viagem requer planejamento e atenção aos documentos que o país lá do outro lado exige.
Se você não estiver com tudo certo, pode até acabar sendo barrado e ter a viagem interrompida! Mas, por que você deve adquirir o Carta Verde?
O Carta Verde é um seguro obrigatório e responsabilidade total do dono e/ou motorista do carro. Seja ele particular ou alugado, para quando você quiser fazer uma trip internacional. Vamos entender melhor?! Confira abaixo e boa leitura!
O que é o Seguro Carta Verde e quem é obrigado a ter?
O Seguro Carta Verde é um documento obrigatório para automóveis de passeio. Veículos como moto, carro, bicicleta com motor, reboque e até mesmo motorhome.
Em suma, ele é direcionado para viajantes que desejam atravessar a fronteira para visitar algum desses países do Mercosul:
- Argentina
- Uruguai
- Paraguai
- Brasil
Entenda mais: em alguns países, como o Chile, o Seguro Carta Verde não é aceito.
Nesses casos, os carros brasileiros têm que contratar o SOAPEX (Seguro Obligatorio de Accidentes Personales para Vehículos Extranjeros), semelhante com o nosso DPVAT.
Esse seguro cobre só os danos físicos que os passageiros, motoristas ou terceiros que não estejam dentro do carro sofrerem.
Não cobre danos ao próprio veículo ou às pessoas que estão dentro dele.
Quais são as coberturas do Seguro Carta Verde?
O objetivo do Carta Verde é proporcionar segurança, tanto para os viajantes, quanto aos moradores do destino. Ele faz isso impondo responsabilidade civil ao motorista.
Além disso, ele cobre danos físicos e materiais, despesas médicas e até mesmo o óbito de terceiros (que não estejam dentro do carro segurado).
Ou seja, é um seguro para viajar com a certeza de auxílio caso ocorra algum imprevisto.
O que o Seguro Carta Verde não cobre?
Como vimos no tópico anterior, estamos falando de um seguro cujo objetivo é auxiliar o motorista em casos de acidentes ou imprevistos.
Ele também é uma forma de proteger os cidadãos do destino, pois todos os motoristas que possuem o seguro são devidamente registrados.
Por ser destinado a isso,você tem que entender que o Seguro Carta Verde não cobre danos aos passageiros (inclusive o motorista) nem danos no próprio veículo. Essas questões devem ser tratadas à parte.
Qual a diferença entre Seguro Viagem e Carta Verde?
A Carta Verde é um documento obrigatório para veículos que atravessam fronteiras, fornecendo cobertura de responsabilidade civil nos países do Mercosul.
Em contrapartida, o Seguro Viagem oferece uma cobertura muito mais abrangente, pois vai além da responsabilidade do veículo. Ele inclui:
- Assistência médica;
- Cobertura para cancelamento de viagem;
- Extravio de bagagem;
- Cobertura odontológica, e outras eventualidade...
Ele é especialmente valioso para viajantes do mundo todo, de forma geral, pois oferece suporte em inúmeros casos, desde situações médicas até despesas judiciais.
Bom, para resumir, a Carta Verde é indispensável para viajantes de carro entre países do Mercosul. Já o Seguro Viagem é uma salvaguarda completa para enfrentar uma variedade de imprevistos que podem acontecer.
Qual a diferença entre a Carta Verde e o SOAPEX?
A Carta Verde e o SOAPEX são seguros veiculares destinados a quem vai viajar de carro pela América do Sul. A principal diferença entre eles está na sua abrangência geográfica. Enquanto a Carta Verde é válida para países do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, o SOAPEX tem cobertura para o Chile.
Ambos os seguros garantem a cobertura de danos a terceiros em casos de acidentes, proporcionando mais segurança e tranquilidade durante a sua viagem. Escolher o seguro adequado depende dos países que você pretende visitar.
Como funciona a assistência do Seguro Carta Verde?
Se você precisar acionar o seguro, pode ficar sossegado que é bem fácil e rápido. A seguradora do país onde aconteceu o acidente é quem vai dar a assistência.
O contato dela está lá no certificado do seguro que você recebe logo depois de contratar com a Real.
As seguradoras brasileiras têm que manter todas as informações sobre os acordos com as empresas de seguro estrangeiras, seja no site oficial da SUSEP ou nos próprios sites delas.
É só dar uma olhadinha lá e você encontra os contatos essenciais para acionar o seguro, como telefone, e-mail ou algum outro jeito oficial de contato.
Como emitir o Seguro Carta Verde?
Agora que você já tá por dentro do que é o Seguro Carta Verde e o motivo dele ser importante, é hora de aprender como conseguir esse documento para sua viagem de carro!
Você só precisa entrar em contato com a corretora e pedir o documento. Depois de aprovado seu cadastro, leva só uns 30 minutinhos para emitir.
Ah, e não esquece de pagar o boleto para validar o documento, certo? Confira mais:
Quanto tempo dura o Seguro Carta Verde?
As coberturas podem ser incluídas na apólice com condições diferentes, dependendo do sinistro e da duração da viagem, que pode ser de até um ano, no máximo.
O valor do seguro é em dólares americanos, e o pagamento tem que ser feito antes do início da validade do seguro, em moeda nacional, pelo câmbio do dia do pagamento.
Ah, lembra que o Seguro Carta Verde não cobre acidentes com os passageiros ou com o motorista do carro segurado?
Então, nesse caso, é bom contratar um Seguro Viagem pra ficar tranquilo! Faça a cotação:
Quando a coisa aperta, ter a ajuda de especialistas em seguros é sempre bom, né? A Real Seguro Viagem tem as melhores soluções para cuidar de você em qualquer aventura pelo mundão afora.
A prioridade é a sua segurança, sempre. Entra em contato com a gente e garanta o seu seguro sem preocupação!