Turismo rural em São Paulo: ótima opção para viajantes
Uma modalidade que vem ganhando destaque nos últimos tempos, o turismo rural oferece aos viajantes a oportunidade de ter maior contato com a natureza, agricultura e tradições locais, e o Estado de São Paulo é uma ótima opção para aqueles que buscam por este estilo de viagem.
Para isso, o turista pode se hospedar em locais rurais e familiares, que mantêm tradições e um estilo de vida mais tranquilo em comparação às grandes cidades, ou ainda visitar estes ambientes em uma viagem de bate volta.
Neste artigo você conhecerá mais sobre este estilo de viagem, o porquê de São Paulo ser um ótimo estado para vivenciar isso, além de dicas sobre o turismo rural em São Paulo!
São Paulo: potencial destino para esse tipo de turismo
O estado de São Paulo comumente é lembrado por abrigar a cidade mais populosa do Brasil, além de ser região de grandes centros urbanos.
Por outro lado, a área rural deste estado pode surpreender, e muito! É uma ótima opção, tanto para aqueles que gostariam de fugir um pouco da agitação das cidades quanto para aqueles que buscam novos e diferentes roteiros.
Nestes passeios, você poderá apreciar belezas naturais e paisagens do interior, conhecer mais e participar de atividades agrícolas como produção de queijos e vinhos, colheita de frutas, atividades cotidianas da fazenda e interação com animais, entre outros.
Com isso, o turismo rural em São Paulo permitirá viver experiências muito autênticas, além de que a gastronomia local é muito rica e é um ponto fortíssimo dessa modalidade de viagem.
Os pratos típicos e produtos locais do interior de São Paulo têm tudo para surpreender. A culinária paulista une um pouco da cultura italiana, árabe, nordestina, e, a depender de onde você estiver, muitas outras referências, de forma a deixar ela saborosa e diversa.
Lembrando que, para além das atividades desenvolvidas no meio rural, esse estilo de viagem agrega valor a serviços e produtos agrícolas, bem como promove e resgata o patrimônio cultural, histórico e natural da região.
E tudo isso colabora para a economia de comunidades menores. Ou seja: viagens curtas que proporcionam uma pausa ao barulho comum nas cidades, com ótima gastronomia e que ainda contribui para a preservação de culturas locais. Vale a pena investir nelas, não é mesmo?
Leia também: 5 melhores praias de São Paulo!
Roteiros e destinos imperdíveis
Na teoria é possível ter uma ideia de como é o turismo rural em São Paulo, mas nada como fazer essa viagem e vivenciar de perto tudo que essa modalidade tem a oferecer!
Por isso, trouxemos uma lista de lugares e suas principais atividades para você conferir e planejar uma ou mais viagens pela região rural do estado. Olha só:
1. Fazenda Paraíso, em Atibaia
A cidade de Atibaia, junto de outras 10, faz parte do Circuito das Frutas, polo turístico voltado ao ecoturismo e turismo rural.
Ela se destaca neste contexto por sediar a Festa das Flores e dos Morangos, por ser grande produtora de morangos e por ser o lugar onde fica a Pedra Grande, montanha que oferece uma vista incrível para momentos de contemplação e apreciação do pôr do sol e que foi o primeiro monumento natural de São Paulo.
A cidade em si já possibilita ótima opções de conexão com a natureza, mas para apreciar o melhor do turismo rural por lá a dica é ir para a Fazenda Paraíso.
Localizada em região de mata nativa, ao ir na fazenda você poderá fazer trilhas, pescar ou apreciar a beleza de lagos, experimentar comidas típicas nos seus restaurantes e conhecer seu alambique artesanal.
As instalações da Fazenda Paraíso datam de 1860, possuindo características que lembram outros tempos, sendo bastante atrativo para aqueles que gostam de história. As visitações à fazenda precisam ser pré-programadas.
2. Casa do Pinhal, em São Carlos
Outra ótima opção para fãs de história, a Casa do Pinhal remonta à 1805 e guarda itens muito interessantes, como louças do século XIX, fotos do ciclo do café brasileiro, da época áurea, obras de arte do pintor Almeida Júnior, entre outros.
O lugar também compreende uma área de preservação de mata ciliar e, além da construção e do acervo que os visitantes encontrarão por lá, também é possível conhecer como funciona a produção de café por meio de um tour pela fazenda.
Ela foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e vale muito a pena conhecer. Lembrando que as visitas precisam ser agendadas com antecedência.
3. Fazenda Dona Carolina, em Itatiba
A Fazenda Dona Carolina também era local de produção de café, com construções que remontam ao século XVII e carregam um pouco da história do Brasil.
Por lá, você poderá conhecer as construções e campos da antiga propriedade, se alimentar em restaurantes de comidas típicas locais, além de que a fazenda conta com spa, cachaçaria, hípica e um hotel de luxo.
4. Sítio Sassafraz, em Itupeva
Perfeito para apreciar um típico café da manhã colonial e conhecer o melhor do turismo rural, o Sítio Sassafraz oferece diversas opções de atividades que são perfeitas para quem busca conhecer mais sobre a cultura do campo.
O espaço conta com um belo lago, oferece passeios à cavalo, passeios aos pomares, a possibilidade de alimentar animais e colher frutas, verduras e legumes no estilo "colha e pague", além de conhecer o sítio a bordo de um trenzinho!
Além disso, também vale a pena conhecer outros lugares na cidade de Itupeva, que é produtora de morangos, uvas e pêssegos, além de produtos artesanais relacionados ao mel do Apiário Nona Emília.
5. Sítio Kusakariba, em Valinhos
Valinhos é a capital do figo roxo e promove a Festa do Figo todos os anos entre janeiro e fevereiro. Esse evento reúne pessoas de diferentes lugares e proporciona muita diversão e entretenimento com leilões, shows e outras atividades.
Além do figo, há a produção de produtos derivados de outras frutas na cidade, entre elas a goiaba. Ao visitar o sítio Kusakariba, os visitantes aprendem sobre o dia-a-dia do trabalho no campo e sobre a plantação de goiaba.
Além disso, no sítio você ainda terá a experiência de produzir doces e compotas artesanais e experimentar um café colonial delicioso.
Outros lugares incríveis para conhecer o turismo rural de São Paulo ainda são: Fazenda Mandaguahy, Fazenda Bela Vista, estâncias turísticas de Ibiúna, São José do Barreiro e de Brotas, ou ainda outras cidades do Circuito das Frutas, como Vinhedo e Morungaba.
Dicas e cuidados para aproveitar o turismo rural em São Paulo
Sempre que visitamos um lugar a turismo, seja no interior ou nas cidades, é preciso tomar alguns cuidados tanto com o ambiente ao nosso redor quanto com nossa segurança.
Nos locais recomendados neste artigos, existe um patrimônio material e natural a ser preservado, lembre-se de ter cuidado com a natureza e com as construções e acervos dos lugares visitados, bem como respeito às comunidades locais.
Além disso, para passear em regiões rurais que possibilitam atividades como andar a cavalo, fazer piquenique, colher e acompanhar plantio e colheita de flores e frutos, entre outros, é necessário vestir roupas que protejam a pele, como calças, usar repelente, protetor solar e não esquecer de tomar água.
E, mesmo com esses cuidados, às vezes imprevistos acontecem. Nesse caso, para que sua viagem seja o mais proveitosa possível, a dica é que você contrate um seguro viagem.
Para passeios curtos como esses do turismo rural, o valor do seguro será baixo e você terá garantia de assistência para a resolução de problemas caso seja preciso. Faça uma cotação e veja as opções de planos:
O turismo rural em São Paulo é uma ótima opção de viagem autêntica e enriquecedora. Comece a planejar uma viagem com essa proposta agora mesmo e experencie as riquezas e belezas do interior paulista!