Tudo o que você precisa saber antes da sua viagem para a Rússia!
A Rússia é um país bastante tradicional, patriota e que já passou por inúmeras mudanças, principalmente culturais. Dessa forma, o turismo carrega uma possibilidade de cenários que marcará uma experiência memorável durante a sua passagem no país.
O maior país do mundo tem como capital a cidade de Moscou que tem uma lendária arquitetura e prédios incríveis, igrejas enormes, museus e palácios reais. Além disso, a Rússia está na lista dos destinos mais procurados do mundo.
Se você está entre os turistas que buscam aprender mais sobre a cultura do país, confira este artigo completo!
Onde a Rússia está localizada no mapa?
Rússia, está localizado em dois continentes: Europa e Ásia e em relação à expansão territorial, é o maior país do mundo.
A economia do país é direcionada para a indústria extrativa, sendo um dos principais produtores de gás natural e exportadores de petróleo.
Como chegar na Rússia?
É importante que você saiba que até o momento não existem voos diretos do Brasil para a Rússia. No entanto, não é difícil de chegar. A principal porta de entrada no país são as principais cidades, como Moscou e São Petersburgo.
Clima da Rússia
O clima da Rússia, na maior parte do país, é temperado e com condições climáticas confortáveis.
As estações por lá são bem definidas. O verão é curto e com uma temperatura agradável com 20ºC. Já no inverno, a temperatura é intensa e chega a -40°C.
Qual a melhor época para viajar para a Rússia?
A melhor época para viajar para a Rússia é entre os meses de março e setembro - período que ocorre na primavera e no verão.
Se você estiver fugindo da alta temporada, o indicado é viajar durante a primavera , além disso, nesse período o custo fica razoável.
Moeda da Rússia
A moeda oficial da Rússia é o Rublo Russo (RUB). De acordo com especialistas, o ideal para carregar durante a sua viagem, é a moeda local (Rublo Russo) e uma moeda forte (Dólar). No entanto, a melhor escolha para turistar e aproveitar o país, é trocar por Rublos.
1 euro equivale a 70 Rublos, 1 real a 17 rublos em média.
Qual é a língua que se fala na Rússia?
A maioria da população da Rússia fala russo como sua única língua principal. Dificilmente você encontrará algum russo falando inglês, eles não têm essa língua como segunda opção.
Em pouquíssimos lugares, como comércios, você encontrará alguém falando inglês. No entanto, com uma boa internet e Google tradutor, é possível se virar e aproveitar o país.
Segurança na Rússia
Com base na experiência de brasileiros que vivem no país, a segurança na Rússia funciona muito bem e não há preocupações de andar na rua à noite, por exemplo. A taxa de criminalidade é baixa.
Custo de vida na Rússia
Se você pensa em passar uma temporada na Rússia, arrumar um emprego ou até mesmo morar, saiba que o custo de vida no país é barato.
Mil reais equivalem a 20 mil rublos e com essa quantia é possível viver tranquilamente e com uma qualidade de vida confortável.
O salário mínimo da Rússia é de 9.450 rublos = R$538,00, mas para viver no país o mínimo necessário é de 11.000 rublos = R$633,00.
Ônibus:
Apesar de não ter a melhor estrutura, os ônibus no país funcionam muito bem. São mais 600 linhas de ônibus e o valor do ticket é de 0,57 RUB = R $3,60 aproximadamente.
Metrô:
A melhor opção de transporte por lá, sem dúvidas, é o metrô. Você consegue realizar uma viagem dentro de uma impecável estrutura, e a estações chamam atenção pela arquitetura por parecerem museus.
- O preço do ticket chega a 55 RUB = R $4,10.
Documentação necessária para entrar na Rússia
Para entrar no território europeu, brasileiros não precisam de visto por um período de 90 dias. No entanto, é necessário um passaporte válido e seguro viagem obrigatório.
Se você for na intenção de morar, é importante cumprir algumas exigências do país:
- Visto para morar: o viajante precisa apresentar uma série de documentos, como um contrato de alguma empresa do país. Além disso, um visto que comprove condições de moradia.
Como é a cultura da Rússia?
O país carrega inúmeras histórias contadas não só pela atmosfera do lugar como também nas construções, museus, catedrais e palácios.
Apesar do patriotismo e tradicionalismo, a Rússia tem peculiaridades que chamam atenção, como por exemplo tudo gira em torno da vodka - os russos costumam beber vodka durante suas refeições. Sem contar que a bebida foi uma aliada dos soldados russos durante a 1a Guerra Mundial e hoje faz parte da cultura e da economia.
Além disso, a Rússia tem uma diversidade étnica e uma variação de práticas religiosas e manifestações culturais. E falando em cultura, o país tem como destaque a sua literatura, sendo o lar de grandes nomes da arte, como Fiódor, Antón Tchékhov e o expoente artístico Ballet Bolshoi.
Extra: curiosidades do povo russo
Quem nunca acreditou ou acredita em superstições? Os russos são bastante supersticiosos e levam isso a sério. Um exemplo disso, é que eles não costumam assobiar em seus templos e lares para não atrair a miséria.
Além disso, antes de eventos importantes, os russos desejam um outro “parte da perna” como boa sorte e, quando dito, é preciso responder “bate na madeira” para que a sorte venha.
Outra peculiaridade sobre os russos, é que eles gostam de contar piadas, fazer brincadeiras e trotes. O bom humor, ironia e a sátira são suas grandes habilidades. Se você for para Rússia, então se prepare e leve com você o humor e coração aberto para conhecer essa cultura!
Bom viajante, chegamos ao fim deste artigo! Espero que todas as informações tenha sido úteis e que você aproveite a sua viagem para Rússia da melhor forma! Não esqueça do principal: a sua segurança! Faça agora uma cotação e tenha as melhores opções sobre o seguro viagem que é obrigatório na Europa. Clique no botão abaixo e veja as ofertas:
Até logo! :)