Viagem para a terceira idade: conheça os melhores destinos no Brasil e no mundo!
Não existe idade para viajar! Essa é uma das melhores coisas para se fazer na vida, e cada vez mais a terceira idade tem saído pelo mundo em busca de novas aventuras. Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o turismo na terceira idade melhora a qualidade de vida desse público, e deve ser incentivado.
Essas viagens podem ser feitas sozinho, em grupos, em família ou com amigos. Para muitos é uma oportunidade de aproveitar a aposentadoria e o tempo livre para conhecer os lugares que sonharam durante toda a vida. Ou, quem sabe, visitar novamente lugares marcantes.
Se você está na terceira idade e quer descobrir os melhores destinos do Brasil e do mundo, você está no lugar certo! Vamos trazer nesse artigo os lugares mais famosos entre os idosos, além de dicas para tornar sua viagem ainda mais segura e divertida. Vamos lá?
Para onde viajar na terceira idade?
A lista de destinos possíveis para a terceira idade é infinita! Segundo um levantamento da Decolar, os idosos preferem locais para relaxar, experiências gastronômicas e culturais. Mas isso não é uma regra.
Tudo depende do estilo de viagem e qualquer destino pode ser colocado na sua lista! Uma vantagem que muitos idosos têm é que, quando estão aposentados, podem escolher com maior liberdade a data da viagem.
Assim é possível evitar a alta estação de muitos destinos, economizando na viagem e evitando lotação nas atrações.
A Real separou 6 destinos nacionais e internacionais que fazem sucesso entre a terceira idade. Continue lendo para conhecer!
São Roque, São Paulo
Há apenas 70 km da capital paulista, a cidade de São Roque caiu no gosto da terceira idade. Com várias atrações, a pequena cidade oferece gastronomia, cultura e muita diversão.
O principal atrativo é a Rota do Vinho, trajeto com mais de 30 estabelecimentos onde é possível conhecer e degustar os vinhos feitos na região. Além das vinícolas e adegas, o roteiro também inclui restaurantes e empórios.
Outros pontos que valem a visita são a Estação Ferroviária, onde fica o Museu Ferroviário São Roque, o Morro do Cruzeiro onde é possível ver a região e a Igreja Matriz de São Roque.
Se você visitar a cidade em janeiro e fevereiro poderá conferir a vindima, quando acontece a colheita das uvas. Além da famosa pisa das uvas, ocorrem shows e celebrações nas vinícolas.
Já em abril ocorre a Romaria dos Cavaleiros São Jorge, quando cavaleiros e charreteiros fazem a peregrinação até Pirapora do Bom Jesus.
Monte Verde, Minas Gerais
Monte Verde tem se destacado com um dos principais destinos de serra do país. No meio da Serra da Mantiqueira, a pequena cidade tem temperaturas amenas e é perfeita para quem busca um passeio gastronômico.
Inclusive, em outubro ocorre o Festival Gastronômico, quando a cidade fica ainda mais convidativa. A alta estação por lá acontece no outono e inverno, principalmente entre julho e agosto, quando as temperaturas são mais baixas.
Apesar de estar em Minas Gerais, a cidade fica mais próxima de São Paulo do que de Belo Horizonte, então chegar pela capital paulista pode ser uma opção para quem vem de outros estados.
Monte Verde também é um destino de ecoturismo, e tem trilhas de diversos níveis de dificuldade. E se você gosta de emoção, vá a Fazenda Radical, que tem tirolesa, arvorismo, passeio a cavalo e outras atrações.
Não deixe de conhecer a Fritz Cervejaria Artesanal, o Parque Oschin e também o Orquidário MV para se encantar com as mais de 1500 espécies de orquídeas. Pronto para visitar a Suíça mineira?
Porto Seguro, Bahia
Porto Seguro é um destino completo! Além das lindas praias, a cidade tem um papel importante na história do Brasil, e não faltam atrações históricas para conhecer.
No Centro Histórico visite o Marco do Descobrimento (1506), a Igreja de Nossa Senhora da Pena (1535), e a Casa de Câmara e Cadeia (1756), onde funciona o Museu de Porto Seguro. Do Farol de Porto Seguro é possível contemplar a beleza da cidade, e já ir descobrindo as praias!
E lá tem praia para todos os gostos. Tem a tranquila Praia de Mundaí e a agitada Praia Taperupuan, na Praia de Itacimirim temos piscinas naturais, e na praia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, você pode ver a cruz em homenagem à primeira missa do Brasil.
Ali perto ainda ficam Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, que merecem pelo menos um bate e volta. De julho a outubro Porto Seguro ainda guarda outra surpresa: a visita das baleias jubartes. Procure uma agência para fazer o passeio e se prepare para a emoção.
Lisboa, Portugal
Vamos começar nossas dicas de destinos internacionais para a terceira idade com um dos países mais visitados pelos brasileiros: Portugal. Além do idioma facilitar a comunicação, o país é conhecido pelo turismo histórico, religioso e cultural.
A capital Lisboa recebe voos direto do Brasil e tem atrações imperdíveis como:
- Praça do Comércio;
- Passeio de teleférico sob o Rio Tejo;
- Oceanário de Lisboa;
- Parque das Nações;
- Museu Nacional do Azulejo;
- Casa Fernando Pessoa;
- Fundação José Saramago;
- Igreja de Santo António de Lisboa;
- Bairro de Belém;
- Mosteiro dos Jerónimos.
Lembrando que para conhecer Portugal é preciso ter passaporte válido, passagens de ida e volta, comprovante de hospedagem e apólice de seguro viagem. Para conferir detalhadamente toda a documentação, acesse nosso artigo sobre a entrada de brasileiros em Portugal.
Buenos Aires, Argentina
Conhecer a terra dos nossos hermanos é, sem dúvida, um passeio inesquecível! A capital argentina, além de estar próxima do Brasil, é rica em cultura, história e gastronomia. E é um dos destinos mais queridos pela terceira idade.
Lá é possível fazer um city tour em ônibus panorâmicos que passam pelos principais pontos da cidade como a Casa Rosada, Plaza de Mayo, Catedral Metropolitana, Obelisco e avenidas 9 de Julho e Corrientes.
Os parques também são pontos turísticos em Buenos Aires, e os principais são Bosques de Palermo, Jardim Japonês e Parque Centenário. O bairro do Caminito é ótimo para comprar lembrancinhas, conhecer ateliês e experimentar bons restaurantes.
Se possível, aproveite para conhecer um dos melhores teatros de ópera do mundo, o Teatro Colón. Grandes restaurantes oferecem shows de tango, que são um espetáculo à parte!
Quer conhecer mais destinos no país? Veja nosso artigo com roteiro de 7 dias na Argentina!
Marrocos
Em busca de uma aventura diferente? Que tal conhecer o Marrocos? O país árabe pode parecer um destino bem diferente para a terceira idade, mas são muitos os viajantes mais experientes que buscam o país para ter contato com uma cultura diferente.
No norte da África, o pequeno país tem um pouquinho de tudo: praias, desertos, grandes cidades, vilarejos, dunas e acredite, até estações de esqui! O roteiro mais convencional costuma passar pelas chamadas “cidades imperiais” que são:
- Marrakech: uma das maiores cidades, onde temos as famosas Medinas, a praça Jemaa el Fna e oásis de Marrakech, o Jardim Majorelle;
- Fez: onde ficam os famosos mundialmente “curtumes de Fez", usados para tingir tecidos;
- Casablanca: que fica no litoral;
- Rabat: a atual capital do país, que também é centro da cozinha e da arquitetura tradicional do país;
Se possível, inclua também a visita à cidade-azul de Chefchaouen e Volubilis, o mais bem preservado sítio arqueológico romano do Marrocos.
Procure viajar na primavera ou outono para evitar temperaturas extremas. Uma dica é contratar os passeios com agências especializadas em brasileiros, assim você terá todo o atendimento em português e poderá entender ainda mais a cultura e história local.
Dicas para viajar na terceira idade
Se você está começando a viajar, ou se quer dicas para aproveitar ainda mais os passeios, separamos algumas indicações que farão toda diferença na sua viagem!
Cuidados especiais com a saúde
A depender da idade e de algumas condições de saúde é necessário ter alguns cuidados especiais. Pesquisar sobre a mobilidade do destino, se as atrações têm acessibilidade é um bom começo.
Depois consulte seu médico para fazer um check-up antes da viagem e pegar possíveis receitas necessárias. Lembre-se de informar ao médico qual o destino, assim vocês podem avaliar juntos se há alguma recomendação especial, como nos destinos com climas mais extremos ou em alta altitude.
O seguro viagem é indispensável para qualquer viagem em qualquer idade, e é até obrigatório em alguns destinos. Mas para a terceira idade ele se torna ainda mais importante. Além da cobertura médico-hospitalar, o seguro viagem para idosos atua em casos de extravio de bagagem e outros imprevistos que podem acontecer.
É importante informar a sua idade na hora de contratar o seguro viagem, assim podemos identificar quais planos oferecem a cobertura ideal.
Preparando a mala
A própria escolha da mala é um passo importante para sua viagem. Escolha um modelo fácil de carregar, e que te dê autonomia para se locomover. Faça uma lista com os itens indispensáveis para conferir antes de embarcar e antes de retornar (documentos, receitas, medicamentos, itens de higiene pessoal, carregadores, etc).
Escolha roupas leves, que não amassem e combinem entre si, assim você levará menos volume. É importante pesquisar sobre o clima do destino para não errar nas escolhas!
Hospedagem e passeios
Antes de reservar a hospedagem e os passeios veja os comentários de outros viajantes. Analise se oferecem acessibilidade e diferenciais para a terceira idade. No caso dos hotéis, escolher um próximo às atrações que pretende visitar é um diferencial, assim você irá economizar e evitar grandes deslocamentos.
Planejando o roteiro
Ter um roteiro bem planejado é fundamental para que sua viagem corra bem. Além de otimizar o tempo, vai permitir que você intercale passeios com momentos de descanso. Leve em consideração seus gostos e interesses, e pesquise bem cada atração antes de decidir colocá-la na programação.
Caso viaje com um grupo de excursão, provavelmente o roteiro já estará pronto. Mas é bem interessante conhecer um pouco mais dos destinos antes de embarcar.
Viajar traz inúmeros benefícios para qualquer idade, mas no caso dos idosos a lista pode ser ainda maior. Além de melhorar a saúde física, estimulando o corpo e os sentidos, também auxilia na saúde mental.
Afinal, viajar é um momento de socialização, criação de novos laços, exercício da memória e desperta inúmeras emoções. Viajar é qualidade de vida!
Por isso, não deixe seus sonhos de viagem no papel. Visite o blog da Real para conhecer mais sobre os destinos do Brasil e do mundo, e consulte a nossa FAQ para entender mais sobre viagens para idosos: