Cotação do Seguro Viagem: saiba como fazer para viajar com segurança
Viajar despreocupado para os mais variados destinos do Brasil e do mundo é um sonho para muitas pessoas, mas a aventura só é de fato sem preocupações se for feita com um seguro viagem.
O sonho pode se tornar um pesadelo se imprevistos acontecerem, uma vez que os gastos com saúde e a resolução de problemas, principalmente no exterior, pode ser bastante cara.
É por isso que o seguro viagem é um item fundamental para qualquer viajante. Realizar uma cotação e viajar com uma apólice entre seus principais documentos é sinônimo de viagem despreocupada.
Independentemente do lugar para o qual uma pessoa pretende viajar, é importante tomar cuidado ao planejar passeios, itens para levar na mala, bem como fazer uma média de gastos.
Quando viajamos ficamos ansiosos com a possibilidade de conhecer novos lugares, novas pessoas e viver novas experiências.
Porém, para tudo ocorrer conforme esperado sempre é bom pensar nos imprevistos que podem acontecer. Dessa forma, o viajante saberá lidar com possíveis problemas sem se desesperar.
Portanto, o primeiro passo é entender como funciona uma cotação de seguro viagem, como contratar e escolher a melhor opção para cada perfil de viajante. Vamos lá!
O que é um seguro viagem?
Seguro viagem é um plano que fornece assistência para diferentes situações imprevistas e problemas que podem ocorrer durante uma viagem.
Para isso, é feito um contrato entre você e uma companhia seguradora que fornece esse tipo de assistência. As coberturas podem incluir:
- Assistência médica e hospitalar: despesas com hospitais, atendimento e procedimentos médicos e até mesmo repatriação médica em caso de acidentes ou doenças graves;
- Extravio ou perda de bagagem: assistência para recuperar a bagagem perdida, auxílio financeiro para a compra de itens essenciais de primeira necessidade, ou reembolso do valor da bagagem extraviada.
- Cancelamento de voo: reembolso das despesas com passagens aéreas e outros custos em caso de cancelamento de voo.
- Outras coberturas: assistência jurídica, odontológica, farmacêutica, seguro para esportes e atividades radicais, entre outras.
É importante lembrar que o seguro viagem é diferente de um plano de saúde ou seguro de vida. Este serviço é contratado para o período que dura a viagem, para cobrir custos e auxiliar em situações inesperadas durante o tempo em que a viagem durar.
Diferentemente de um seguro de vida ou plano de saúde, o seguro viagem não é prolongado ou permanente, sua validade é a mesma do período da viagem, passada a viagem, o seguro não é mais válido para outros momentos.
Existem planos voltados para viagens mais longas, como é o caso de intercâmbios, por exemplo. Nesses casos, a duração do seguro viagem será mais longa em razão do tempo que o viajante passará no local de destino.
No entanto, diferentemente do que muitos pensam, o valor do seguro não costuma ser alto, de modo que você poderá passear por diferentes lugares com segurança sem gastar muito.
Os valores variam de acordo com o tempo da viagem, as coberturas contratadas, entre outras questões que serão avaliadas no momento de contratar este serviço.
Para quaisquer dúvidas, você pode navegar pelo blog da Real e também conversar com um de nossos atendentes, especialistas no assunto, que poderão auxiliar na cotação, para tirar dúvidas e entender diferentes necessidades que você possa ter ao fazer a cotação do seguro viagem.
Por que contratar um seguro viagem?
Independentemente do local da sua viagem, seja ela no exterior, em países em que o seguro é obrigatório ou não, e inclusive no Brasil, a importância de contratar este serviço é indispensável.
As coberturas principais de um seguro viagem já tornam a experiência de passar por imprevistos durante uma viagem bem mais tranquila.
Claro que quando problemas acontecem em uma viagem isso irá trazer preocupações e estresse, mas com um seguro a resolução destes problemas é feita de forma muito mais rápida e efetiva.
Imagina só, um plano de seguro viagem geralmente inclui as coberturas de despesas médicas e hospitalares, regresso sanitário, traslado médico, e para situações de morte ou invalidez.
Pense por um momento a respeito de ter de lidar e resolver qualquer uma dessas situações, um um lugar desconhecido, que muitas vezes há limitações na comunicação em razão de diferenças de idiomas e culturais, além de gastos exorbitantes.
Só de imaginar já gera um nervosismo, não é mesmo? Mas não se preocupe que, se qualquer dessas situações ocorrer e você tiver um seguro viagem, basta ligar para a seguradora responsável e informar seus dados pessoais e de sua apólice do seguro.
Com isso, você será direcionado aos serviços que atenderão suas necessidades, de forma segura e descomplicada, de modo que poderá voltar para as programações de sua viagem ou então retornar para sua cidade de origem com boa parte dos problemas e burocracias resolvidos.
É importante pensar nos possíveis imprevistos que podem ocorrer ao viajar, é uma maneira de cuidar de si e de todo o esforço e dinheiro que você colocou no planejamento de sua viagem.
Se você ainda não está convencido, pense nos custos com saúde em outros países. Eles podem ser exorbitantes! Já ouviu falar em gastos com saúde nos Estados Unidos? Na maneira com que os norte americanos precisam poupar dinheiro pensando em atendimentos básicos?
Esse contexto se dá para o caso de diversos países. E mesmo dentro do Brasil, um seguro viagem possibilitará ter acesso a atendimento médico de forma muito mais rápida, de modo que, se você precisar, isso não interferirá tanto nos seus planos de viagem.
Sim, um seguro viagem pode te livrar de uma grande dor de cabeça financeira.
Além disso, o seguro também pode te ajudar a resolver problemas com bagagem, em situações de perda ou extravio de seus pertences, voos cancelados ou atrasados, entre outras situações e necessidades, garantindo que sua viagem seja tranquila e segura.
Como funciona a cotação de Seguro Viagem?
Diferentemente de contatar uma empresa seguradora e fechar uma compra a partir dos planos oferecidos por ela, a cotação de um seguro viagem nada mais é do que a comparação de diversos planos, preços e opções de seguradoras.
Ao fazer uma comparação, você consegue visualizar opções que mais se adequam ao seu estilo de viagem e ao orçamento que você tem disponível para investir neste serviço, de modo a encontrar o melhor custo-benefício.
Com isso, você terá em mãos o seguro ideal para a sua viagem e estará fazendo uso de seu dinheiro da maneira mais proveitosa, encontrando a proteção que você precisa a um preço acessível.
O processo de cotação do seguro viagem é simples e pode ser feita online.
Se algum dia você já utilizou sites para conferir preços de passagens, que comparam os valores de diferentes companhias aéreas, ou então buscou em comparadores por hotéis e pousadas, saiba que a lógica da cotação do seguro viagem é a mesma.
Para realizar a cotação, você precisará acessar um site de comparação. A boa notícia é que, para isto, você está no lugar certo: a Real é uma comparadora de seguro viagem. Foi, inclusive, a primeira comparadora de seguro viagem do Brasil!
Para fazer a cotação em nosso site, basta acessar a página inicial ou então clicar (após finalizar a leitura e entender como funciona para cotar) no botão abaixo:
Para fazer a cotação, você precisará fornecer algumas informações, preenchendo os campos solicitados no comparador, que são:
- Local de origem, a sua cidade, de onde você partirá em direção à sua aventura. No comparador este campo está como "Da minha casa (Brasil)". A proteção do seguro viagem inicia ao iniciar sua viagem, mesmo se você for para outra cidade para embarcar em um avião, lembre-se de colocar a sua cidade neste tópico.
- Seu destino, o continente do país ou países que você irá visitar. Indicado no comparador como "Viajarei para".
- Duração da viagem, preenchendo os campos "Dia do início da viagem no Brasil" e "Dia que finalizo a viagem no Brasil". Considere aqui o dia que você sairá de sua casa e o dia que você estará de volta a ela após voltar da viagem.
Preenchendo estes tópicos, você será direcionado para outra página na qual serão sugeridas opções com diferentes planos de seguro viagem e preços.
Ao chegar nesta etapa é importante considerar algumas questões como a idade de você e daqueles que viajarão com você e também precisarão do seguro, bem como as coberturas desejadas.
Porém, se você tiver dúvidas sobre qual cobertura é melhor para você em casos como doenças pré-existentes, a prática de esportes amadores, ou a inclusão de coberturas específicas como, por exemplo, o serviço de concierge, chame nossa equipe de especialistas para auxiliar na sua cotação e contratação do seguro viagem.
Ao informar dados de contato durante a cotação, você automaticamente recebe descontos e nossa equipe recebe seu contato, de modo que você pode fazer a cotação para avaliar as opções e esperar que entremos em contato com você para tirar dúvidas e, após auxiliar com elas, fechar negócio direto com um de nossos atendentes.
Caso você tenha pressa, basta escolher a forma de contato de sua preferência em nossa página de contatos e nos chamar.
Outra dica é que, antes de iniciar sua cotação, você leia sobre as coberturas do seguro viagem, de modo a entender quais são suas opções e o que é importante atentar-se ao contratar este serviço.
E lembre-se de analisar as opções de planos, bem como conferir se eles incluem tudo o que você considera importante antes de contratar.
Como escolher o melhor plano, com o melhor custo-benefício
Na hora de escolher um seguro viagem, para obter o melhor plano, com o melhor custo-benefício, é importante considerar alguns fatores:
- Destino da viagem: alguns países exigem cobertura mínima de seguro viagem para poder entrar em seu território e circular por ele;
- Duração da viagem: quanto maior a viagem, maior o risco de imprevistos, e mais importante é ter um bom seguro;
- Perfil do viajante: se você pratica esportes radicais ou tem alguma condição médica pré-existente, precisa de um seguro com coberturas específicas;
- Coberturas e preços: compare as diferentes opções de seguro e escolha a que oferece todas as coberturas que você precisa ou considera importante, pelo melhor preço.
O melhor custo-benefício é diferente do menor preço. Há situações em que contratar um plano básico será o suficiente e certamente te ajudará em casos de imprevistos.
No entanto, principalmente quando o viajante ou o estilo de viagem possuem características específicas, como as citadas acima a respeito de prática de esportes ou doenças pré-existentes, o melhor custo-benefício será aquele que englobar todas as necessidades para garantir uma viagem segura.
Ao realizar a cotação e antes de fechar a compra, é importante que o viajante preste atenção e entenda o que é cada cobertura e o que será coberto.
Outra dica é considerar o destino. Por exemplo, se você for viajar em território nacional, verifique se seu plano de saúde pode fornecer proteção durante a viagem.
Caso não tenha garantias de assistência pelo seu plano, pense nas suas necessidades e contrate o seguro viagem. Para destinos dentro do país a média de preço é de 5 reais por dia de viagem. Vale a pena, não é mesmo?
No caso de viagens internacionais, verifique se o país de destino exige coberturas específicas no plano de seguro viagem, ou então um valor mínimo exigido.
Tipos de planos na hora de cotar um seguro
Cada empresa de seguro viagem pode oferecer variações ou especificidades em seus planos de assistência.
Por exemplo: Planos de viagem em família, para casais, para mochileiros, planos de seguro anuais, entre outros.
Portanto, tenha em mente qual será seu tipo de viagem e avalie a opção de plano oferecido. Muitas vezes esses planos padrões para determinados perfis englobam o que estes grupos ou perfis costumam demandar.
Por outro lado, como citado anteriormente, o indicado é que você compre um plano que inclua coberturas para todas as suas necessidades.
Nossa dica é que você preste atenção se estes tipos de planos têm as coberturas necessárias para o que você precisa e deseja.
E, caso não tenha, o melhor é fechar negócio após falar com um atendente especializado que irá sugerir opções mais completas.
Dicas para economizar na compra do seu seguro de viagem
Realizar uma cotação de Seguro Viagem já garante que você encontre mais opções e, portanto, economize.
É importante entender o que influencia no valor do seguro. Muitas vezes, o melhor custo-benefício não será a opção mais barata, mas sim a opção mais completa e mais barata dentre as opções mais completas.
Fatores que influenciam o preço do seguro viagem:
- Destino da viagem: países com custos de saúde mais elevados geralmente têm seguros viagem mais caros.
- Duração da viagem: quanto maior a duração da viagem, mais caro será o seguro.
- Idade dos viajantes: pessoas mais velhas geralmente pagam mais caro pelo seguro viagem.
- Coberturas desejadas: quanto mais coberturas você escolher, mais caro será o seguro.
Por isso, para conseguir um preço menor, avalie a necessidade das coberturas, o que é indispensável e o que seria apenas um luxo a mais, o tempo da viagem, o destino e a idade sua e de seus acompanhantes.
Determine um orçamento e se o custo do seguro viagem ultrapassar o valor estipulado, planeje de outra forma, talvez optando por outros destinos, ou então diminuindo o tempo da viagem.
Também fique de olho nas redes sociais e e-mails da Real. Todos os meses promovemos campanhas que tem por objetivo beneficiar nossos clientes, seja por meio de prêmios, sorteios ou descontos exclusivos.
Acompanhar a Real no Instagram e outras redes sociais é uma forma de economizar na compra do seu seguro, uma vez que você será informado em primeira mão a respeito de promoções e outras ações para nossos clientes.
E por fim, lembre-se que pagamentos da compra via pix ou boleto bancário garantem mais um desconto no valor final.
Benefícios de comparar diferentes planos e preços
Nenhuma pessoa que sai do seu país de origem gosta de ter problemas durante a viagem, então, é sempre bom conhecer os benefícios de cotar um seguro.
Muitos podem pensar que quanto maior a cobertura oferecida pela seguradora, maior será o preço do plano. Porém, nem sempre é assim.
Os planos de seguro viagem podem oferecer diferentes vantagens em detrimento de outras, como uma maior cobertura médica e uma menor cobertura de bagagem, ou uma maior cobertura de cancelamento de voo e uma menor cobertura de cobertura odontológica, por exemplo.
Assim, o viajante pode identificar com mais facilidade quais coberturas se encaixam melhor de acordo com seu destino, tempo de estadia, aquilo que considera mais importante ter uma cobertura maior, bem como o que melhor se encaixa para as suas necessidades.
Portanto, um dos benefícios ao fazer uma cotação de seguro viagem também é o fato de que o viajante entenderá melhor quais coberturas se adequam melhor ao seu perfil, uma vez que poderá comparar rapidamente diferentes opções. E, claro, garantirá o melhor preço ao escolher seu plano.
Cotação com a Real Seguro Viagem. Vale a pena?
Optar pela Real e sua plataforma de comparação, que disponibiliza planos de diversos empresas segurados, faz com que o viajante tenha as melhores opções de planos e preços em um só lugar.
Com isso, todo o processo de encontrar uma seguradora, escolher as coberturas e analisar os preços fica muito mais simples e fácil, já que, após a inserção dos dados, as informações aparecerão de forma facilitada no site da Real para você escolher.
Também, não há nada melhor do que fazer tudo isso sem sair da sua casa, apenas pelo site ou por telefone de contato.
O seguro viagem é um investimento importante para garantir a segurança e tranquilidade de sua viagem. Com um bom seguro, você poderá viajar despreocupado, sabendo que estará protegido contra imprevistos.
Portanto, se a sua dúvida é se a Real Seguro Viagem é confiável, basta pesquisar por opiniões de clientes no Google ou então no Reclame Aqui, e você verá que o comprometimento é um valor presente na Real desde sua criação, sendo a primeira do ramo de comparação de seguro viagem no Brasil, há 15 anos atrás.
Também confira nossas redes sociais e veja quantos influenciadores de viagem confiam e indicam nossa empresa. Você acha mesmo que eles indicariam um serviço que não é confiável?
Basta navegar um pouco pela Internet pesquisando sobre a Real Seguro Viagem que logo você verá que sim, vale a pena contratar com a gente!
Antes de fechar negócio, leve em conta essas dicas: preencha o formulário com atenção, informando todos os dados da sua viagem.
Compare as diferentes opções de seguro, lendo atentamente as coberturas e exclusões de cada plano.
Não se baseie apenas no preço, mas também na qualidade das coberturas e na reputação da seguradora.
Tire suas dúvidas com nossa equipe a respeito da seguradora se achar necessário, uma vez que somos parceiros de todas as seguradoras regulamentadas pela SUSEP, podendo explicar a respeito de possíveis dúvidas sobre as empresas, suas regras e outras questões.
Ficou com mais alguma dúvida? Na FAQ a seguir explicamos alguns dos principais questionamentos dos clientes sobre a cotação do seguro viagem. Se informe, nos contate se precisar e boa viagem!