Nem Zurique, nem Genebra: a capital da Suíça é Berna! Saiba mais
Como 2 + 2 são 4, Zurique é a capital da Suíça, não é?
Calma, lá, não?
Bom, então só pode ser Genebra!
Meus caros viajantes, foram dois chutes e nenhum gol, pois nenhuma das duas cidades é, de fato, a capital da Suíça. O país tem seu jeitinho especial de fugir do padrão mundial de capitais famosíssimas – mas não menos incrível. Aliás, fazer essa confusão sobre qual cidade é a capital federal da Suíça é bastante comum.
Sabendo disso, nesse artigo a Real Seguro Viagem esclarece de vez essa dúvida e ainda te conta um pouco mais sobre o destino encantador que a verdadeira capital da Suíça é!

Afinal, qual é a capital da Suíça?
Já está no título do nosso artigo, mas vale repetir: a capital do país suíço é a elegante e com áreas medievais Berna, que, fugindo do paradoxo das capitais dos países mundo afora, possui uma extensão territorial consideravelmente pequena – pouco mais de 50 quilômetros quadrados – e sua população atual não ultrapassa 140 mil habitantes.
Para se localizar visualmente, dê uma olhada na localização de Berna no mapa da Suíça:
__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d174295.14385241855!2d7.254786928750355!3d46.95458452641973!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x478e39c0d43a1b77%3A0xcb555ffe0457659a!2zQmVybmEsIFN1w63Dp2E!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1640695892976!5m2!1spt-BR!2sbr)__
Para quem acha que Berna não é "lá grande coisa", talvez isso seja verdade, como destacamos, apenas na questão de não ser a maior e mais populosa cidade da Suíça. Mas, para quem pensa em visitar o país e até morar nele, essa cidade é mais do que interessante – e não só visivelmente falando!
Um pouco sobre a história da belíssima Berna
Vamos começar pela língua falada na cidade para que, após, seja possível entender a origem de seu nome – ou, ao menos, algumas teorias sobre ele.
Em Berna fala-se alemão, sendo este o idioma oficial.

As diferentes teorias sobre a origem do seu nome
Conta-se que em 1191 um Duque de nome Berthold V de Zähringen pretendia derrubar a mata para dar espaço às construções no território, e por esse motivo prometeu que a cidade a ser ali instituída teria o nome do primeiro animal que cruzasse sua caçada.
Então, o primeiro animal a cruzar seu caminho foi um urso – em alemão, bär –, e é por isso que a cidade se chama Bern – Bärn, em alemão bernense – e em português, Berna. De fato, o brasão de armas de Berna é um urso. Quem sabe não seja verdade?!
Outra teoria é que o nome remete à cidade italiana de Verona, que na época de 1220 era conhecida como Bern no idioma alto-alemão médio (que é anterior ao alemão moderno e atualmente falado).
Temos ainda uma terceira e última teoria de que o nome da cidade é de origem celta, em que a palavra "berna" significa "fissura", e se você observer bem a cidade, de fato ela é "cortada" por um rio.
De toda forma, por certo que a cidade medieval foi fundada oficialmente pela família real Zähringer (da primeira teoria), e também, historicamente, existem relatos de povoamento celta ao norte da capital da Suíça.

O desenvolvimento de Berna ao longo dos anos
Comprovadamente, cabe retratar que Berna tornou-se uma Cidade Imperial Livre em 1218, quando o Duque – aquele mesmo, da caçada – faleceu sem deixar herdeiros.
Porém, é sabido também que a Idade Média fora bastante dura para os países dessa região europeia do mundo, e principalmente para a Suíça, visto que várias de suas cidades são conhecidas por terem muralhas de proteção e demarcação de fronteira.
Hoje, Berna não é uma das maiores cidades da Suíça, mas a realidade já foi outra visto que no século XVIII a população aumentou exponencialmente de 5 mil para 12 mil, sendo então nessa época a maior cidade-estado ao norte dos Alpes Suíços.
Grande parte dos territórios pertencentes à Berna foram perdidos após 1798, com a ocupação das tropas francesas na região, mas em 1848, finalmente, a capital da Suíça se reestabeleceu sendo transformada na então Cidade Federal.
Albert Eistein morava em Berna!
Um dos residentes célebres de Berna foi ninguém mais, ninguém menos que Albert Einstein, e grande parte de seus estudos científicos – 32 trabalhos publicados, para sermos exatos – foi durante sua estadia na capital Suíça entre 1902 e 1909.
A Teoria da Relatividade e o Ensaio sobre Física Quântica de Einsten – o segundo, pelo qual foi premiado com um Prêmio Nobel –, nasceram em terras bernenses.
Outra personalidade que merece destaque por ter residido em Berna e feito diferença na história mundial é o artista suíço participante do cubismo, expressionismo e realismo Paul Klee. Boa parte da arquitetura moderna vem de alguns de seus trabalhos!

Uma capital europeia que, sem dúvidas, merece uma visita!
Para fechar com chave de ouro nosso artigo sobre Berna, existe um fato super incrível – sim, ainda é possível deixar a capital suíça ainda mais interessante! – sobre a cidade: ela recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983!
Sendo uma mistura perfeita entre o medieval e o modernismo, a ciência e a história, as belezas arquitetônicas e naturais, Berna tem mais de 30% de seus residentes vindos de fora do país, e os turistas que a visitam costumam sair querendo voltar.
Ademais, os Alpes Suíços são do lado! Inclua Berna em seu roteiro de viagem e não se arrependa!