Ilha do Mel: encante-se com a beleza natural e tranquilidade paradisíaca
A Ilha do Mel desperta nos visitantes um certo encanto em razão de sua tranquilidade e beleza, já que por lá você encontra diversas praias incríveis, natureza preservada, pousadas tranquilas, restaurantes com comida deliciosa, além de que não há a circulação de carros em seu território.
Essas características conferem a ela um ar interiorano, até mesmo paradisíaco, perfeito para quem gostaria de fugir um pouco da agitação dos grandes centros urbanos.
Com 25 km² e um pouco mais de mil habitantes, suas praias são as mais procuradas no litoral do Paraná e vêm ganhando destaque nos últimos anos entre turistas de outras regiões do Brasil.
Neste artigo, conheça um pouco mais sobre a Ilha do Mel e confira informações e curiosidades para planejar uma viagem para este lugar de grande beleza natural e tranquilidade!
Onde fica a Ilha do Mel
Localizada na Baía de Paranaguá, no município de Paranaguá, litoral do estado do Paraná, na região sul do Brasil, a Ilha do Mel é o principal destino de praia do estado do Paraná e é bastante indicada para viajantes que amam destinos de praia.
__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d57601.959531946355!2d-48.33625495!3d-25.5342971!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x94dbbc8b7a86c497%3A0xf126aff589ba0796!2sIlha%20do%20Mel!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1685986646988!5m2!1spt-BR!2sbr)__
Para chegar à ilha, é preciso ir de barco a partir das cidades de Paranaguá ou Pontal do Sul. Já para ir a estas cidades, partindo da capital Curitiba, leva em torno de 2h de carro.
Melhor época para visitar
Por ser um destino de praia, a melhor época para visitar a ilha é no verão, entre os meses de dezembro a março. Os dias serão mais quentes e ensolarados, as noites frescas, e haverá mais tempo para aproveitar as praias.
Por outro lado, se você quiser conhecer a ilha fora do período mais movimentado, sem muitos turistas por lá, durante o outono também é uma boa opção, já que chove pouco e é mais tranquilo.
Leia também: 10 melhores destinos brasileiros para viajar no verão!
O que fazer na Ilha do Mel
Um lugar com grande preservação ambiental, no qual não é possível se locomover de carro ou moto, apenas de bicicleta ou a pé, oferece aos visitantes, principalmente, monumentos naturais e históricos para conhecer e apreciar.
É um destino indicado para aqueles que gostam de natureza e entendem a importância de preservá-la. Ao ir para este lugar, tenha cuidado com hábitos que possam ser prejudiciais à preservação ambiental, que é tão importante por lá.
A ilha possibilita diversas atividades aos visitantes, como trilhas ecológicas, visitas aos faróis, praias paradisíacas, passeios de barco e observação da fauna e flora locais.
Além disso, por lá há opções de mergulho, surf e, inclusive, observação de golfinhos! Ou seja, há opções para diferentes perfis de visitantes, com disponibilidade e interesses distintos. Alguns dos atrativos imperdíveis da ilha são:
Farol das Conchas: usado desde 1872, este farol fica em uma reserva ecológica e, para acessá-lo, é preciso subir 150 degraus. Por outro lado, cada degrau vale a pena, uma vez que a vista lá do alto é panorâmica e belíssima, além de que a paisagem com diferentes perspectivas para o monumento enquanto se faz a trilha até ele tornam o passeio ainda melhor!
Gruta das Encantadas: a gruta é formada por uma fenda que se abriu em um paredão rochoso na região sul da ilha. Para visitá-la, é melhor ir entre as 8h e 13h, quando a maré está baixa, o que possibilita entrar na gruta e apreciar a beleza deste patrimônio natural. Existe, inclusive, uma lenda local que diz que na gruta existiam sereias!
Bacia da Sereia: assim como a gruta, a Bacia da Sereia também fica na região da Praia das Encantadas e, diz a lenda, que é lugar no qual as sereias se banhavam e encantavam marinheiros que passavam pela ilha. O lugar oferece uma vista paradisíaca entre pedras na qual é possível avistar navios.
Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres: erguida entre 1767 e 1769, essa fortaleza carrega muita história, remontando ao período colonial do Brasil. Nela, você poderá apreciar a arquitetura do lugar, que conta com canhões dos séculos 18 e 19, além de ter uma vista única para o mar a partir do mirante que fica na parte mais alta da construção.
Morro do Sabão: lugar de preservação ambiental que também possui um mirante com uma vista belíssima. É uma opção de trilha para fazer por lá. Além disso, neste local partem asas-deltas e paragladings. Se você tem interesse em praticar esses esportes, vá até o Morro do Sabão!
Opções de trilhas na ilha: a Ilha do Mel oferece algumas opções de trilhas, como a citada acima que vai até o Morro do Sabão. Outras duas opções, que são as mais conhecidas por valerem muito a pena são a que parte de Nova Brasília para Encantadas ou a que parte de Nova Brasília para Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.
Aproveitar as praias da região: sendo uma ilha, opções de praias não faltam por lá. As mais famosas são: Praia Grande e Praia Mar de Fora, as favoritas dos surfistas, Praia do Istmo, que possui o mar e ondas calmas, Praia do Belo, que oferece um dos pores do sol mais bonitos da região, Praia da Gruta e Praia de Encantadas, próximas à gruta e à Bacia da Sereia, e na região mais movimentada da ilha.
Onde se hospedar
Ao redor da ilha existem diferentes opções de hospedagem, desde pousadas charmosas até campings e hostels, adequados para todos os tipos de viajantes e orçamentos.
Algumas áreas específicas ganham destaque, como Encantadas, que geralmente oferece as opções mais econômicas, e Nova Brasília, região com maior infraestrutura.
Estas dias regiões são as mais indicadas para ficar, uma vez que estão melhor localizadas. E, por estarem em pontos diferentes da ilha, é possível dividir e passar um tempo hospedado em cada uma delas.
Algumas opções de acomodação que você pode pesquisar e fechar negócio de acordo com suas prioridades são:
- Hotel Pousada Praia do Farol;
- Pousada Coração da Ilha;
- A Ilha Verde Hotel Pousada;
- Pousada Favo de Mel;
- Grajagan Surf Resort;
- Pousada Orquídeas.
Roteiro para 3 dias
Para aproveitar o melhor da ilha, o indicado é ficar por lá pelo menos três dias. E, pensando nesse período de tempo, preparamos um itinerário para explorar os principais pontos turísticos por lá. Olha só:
Dia 1: aproveite um momento na Praia da Fortaleza e visite a Fortaleza da Nossa Senhora dos Prazeres. Nesse dia, se você gosta de trilha, é possível fazer o caminho a pé saindo de Nova Brasília até a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.
Dia 2: tire esse dia para aproveitar as atrações da região de Encantadas, a gruta, o farol e a Bacia da Sereia. Nesse caso, também há uma opção de trilha para fazer, partindo de Nova Brasília para Encantadas, sendo que nessa trilha ainda é possível ir para o Morro do Sabão, que fica no caminho.
Dia 3: Aproveite parte do dia em uma das praias de sua preferência e também vá até a Praia do Farol e aprecie a paisagem do farol das Conchas.
Dicas extras para aproveitar ainda mais a Ilha do Mel!
Na Ilha do Mel, a preservação ambiental é muito importante. O povo nativo da ilha, conhecido como povo caiçara, possui uma cultura de harmonia com a natureza e o fato deste local ter o meio ambiente tão preservado se dá muito por isso.
Por outro lado, o turismo contribui para o sustento e qualidade de vida dos moradores da ilha. E a união das tradições com o turismo possibilitam aos visitantes momentos únicos de conexão com a natureza, como eventos em estilo luau e um céu estrelado de tirar o fôlego!
Além disso, você sabia que nessa ilha ocorre um fenômeno natural muito especial, os chamados plânctons bioluminescentes, que ocorrem durante a lua minguante ou lua nova, e emitem uma luz neon na areia quando se passa o pé nela à noite. Incrível, né?
Para que tantas maravilhas da natureza que existem na ilha sigam encantando as pessoas que a visitam, é muito importante que os turistas cuidem seus hábitos e respeitem as tradições locais voltadas à preservação.
O cuidado e conscientização ambiental não é o único diferencial da ilha. Outra informação que vale muito a pena destacar é o fato de que a Ilha do Mel é o primeiro lugar em todo o Brasil a trabalhar o turismo com a inclusão de autistas!
Destinos que fazem do turismo um aliado para um mundo melhor, trabalhando causas e propósitos que fazem a diferença merecem a nossa visita e destaque, não é mesmo?
Ficou com vontade de viver essa experiência única de tranquilidade e contato com a natureza? Aproveite as dicas que preparamos neste artigo para organizar essa viagem, além de pesquisar por outras atividades e informações para um planejamento de viagem perfeito!
Lembre-se que a exploração consciente da ilha, respeitando suas regras e contribuindo para a preservação desse paraíso ecológico é muito importante.
Outro fator importante, considerando que você estará em uma ilha, repleta de atividades ao ar livre e de aventura, é a sua saúde e segurança. A melhor forma de garantir assistência em situações de imprevisto é contratando um seguro viagem nacional!
E o melhor é que, por ser um destino nacional, a contratação desse serviço têm um ótimo custo-benefício, valendo muito a pena. Clique no botão abaixo, veja os planos e preços e faça uma boa viagem!
__CALLTOACTION(COTAR)__