sitemap reset_session pwa

Deseja comprar um seguro? Compare aqui as opções!

Dicas de Viagem

Melhores destinos para viajar no outono: nacionais e internacionais!

Vai viajar no outono? No Brasil ou no mundo, alguns lugares são mais incríveis durante o outono. Acesse e saiba os melhores destinos para viajar no outono!

avatar do redator
Emilly Chagas 05 de set. de 2022
imagem de capa da publicação Conheça os melhores destinos para viajar no outono!

Melhores destinos para viajar no outono: nacionais e internacionais!

Clima ameno, paisagem característica e muitos festivais! Se você pensa em viajar no outono, saiba que são muitas opções de destinos que ficam ainda melhores nesta época do ano.

No hemisfério norte o outono ocorre entre os meses de setembro a novembro. Já aqui no hemisfério sul a estação começa em março e vai até junho. É uma estação intermediária entre duas altas estações, por isso, por ser muito vantajoso viajar nessa época. 

Quer saber quais os melhores destinos para conhecer no outono no Brasil e no mundo? Continue lendo esse artigo e descubra também as melhores dicas para tornar sua viagem de outono ainda mais incrível! Vem com a gente!

Estrada com árvores nas laterais com folhas nas cores do outono
Uma das maravilhas de viajar no outono é de deparar com as paisagens coloridas!


Brasil no outono: melhores destinos

Como no Brasil não temos temperaturas tão extremas, o outono possibilita uma infinidade de passeios. Destinos como Campos do Jordão, Bento Gonçalves e Petrópolis ficam ainda mais charmosos e bucólicos com o clima ameno.

Já as águas do Jalapão ficam ainda mais translúcidas e o Poço Encantado na Chapada Diamantina recebe os famosos raios solares! Vamos descobrir mais sobre esses destinos?

Campos do Jordão, São Paulo

Campos do Jordão é reconhecida como um destino de inverno pelas baixas temperaturas que fazem a pequena cidade lembrar um pouco da Europa. Mas o outono também é uma ótima estação para visitá-la. 

Vales e árvores em Campos do Jordão, São Paulo
Além de aproveitar o friozinho, viajar para Campos do Jordão é uma excelente forma de ter mais contato com a natureza.


Além dos preços mais convidativos do que no inverno, a arquitetura local inspirada nas construções germânicas dos séculos XVI e XVIII combina perfeitamente com as core do outono.

O clima já estará frio e é possível aproveitar o Festival de Outono e outros eventos que acontecem durante a estação. Vá além da Vila Capivari e conheça também o Parque Estadual Horto Florestal e o pitoresco Morro do Elefante!

Acesse nosso artigo com um guia completo de Campos do Jordão!

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves fica na região do Vale dos Vinhedos e do Vale do Rio das Antas. Visitá-la durante o outono é uma excelente oportunidade de conhecer as rotas do vinho na Serra Gaúcha e a influência italiana da região. 

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d55751.94339117222!2d-51.5177109!3d-29.15003905!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x951c3b525635c503%3A0x903e94cea10ccfe6!2sBento%20Gon%C3%A7alves%2C%20RS%2C%2095700-000!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1662388010509!5m2!1spt-BR!2sbr)__

Além de conhecer as vinícolas, aproveite a farta gastronomia e conheça o Caminhos de Pedra para boas compras e conhecer as casas típicas dos colonos italianos. Faça também o passeio de Maria Fumaça, é imperdível!

Petrópolis, Rio de Janeiro

A cidade imperial, como é conhecida Petrópolis, fica ainda mais linda no outono. O local era o retiro da família real durante os meses de calor, e sua temperatura fica ainda mais amena no outono.

Mesclando o clima romântico com as construções históricas, a visita a cidade é uma verdadeira aula de história. Não deixe de visitar os museus (como o Imperial, a Casa de Santos Dumont e o Museu Palácio Rio Negro), os palácios (de Cristal, de Quitandinha e do Grão-Pará) e os vales (do Amor e das Videiras).

Fachada do Museu Imperial, em Petrópolis, Rio de Janeiro
O Museu Imperial é apenas uma das atrações de Petrópolis que misturam história e arquitetura!


No outono acontecem vários eventos na cidade, como:

  1. Festival Sabores de Outono;
  2. Festa do Chocolate;
  3. Bauernfest, a festa do colono alemão;
  4. Solstício do Som;
  5. Expo Agropecuária;
  6. Recital anual da Sociedade Artística Villa-Lobos; 
  7. e muito mais.

Aproveite a estadia e conheça a Cervejaria Bohemia e se você gosta de aventura, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um prato cheio. Faça as trilhas do Morro do Açú, da Cachoeira Véu da Noiva e o Circuito das Bromélias.

Jalapão, Tocantins

O Jalapão, um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, fica ainda mais lindo no outono. Isso porque a vegetação ainda estará verde, mas a época de chuvas terá passado. Isso também permite que os fervedouros estejam ainda mais translúcidos, já que não há tanta chuva. 

Outra vantagem de conhecer o Jalapão no outono é que as temperaturas não estarão tão altas, facilitando alguns passeios como para as dunas e as trilhas no cânion Sussuapara. Outras atrações imperdíveis do Jalapão são:

  • Os fervedouros;
  • Cachoeira do Formiga;
  • Prainha do Rio Novo;
  • Cachoeira da Velha;
  • Serra do Espírito Santo;
  • Pedra Furada.

Para saber mais sobre esses passeios e todos os detalhes de como visitar o Jalapão, acesse nosso artigo sobre o paraíso do cerrado!

Chapada Diamantina, Bahia

A Bahia é muito conhecida pelos seus destinos de praia, mas a Chapada Diamantina, um dos maiores parques do país, também é um lugar maravilhoso para você ter na sua bucket list! Com diversas atrações, é impossível conhecer todas em uma só viagem. Mas você pode aproveitar o outono para conhecer algumas que ficam ainda mais especiais nessa época.

O Poço Encantado, por exemplo, só recebe raios de sol em alguns períodos do ano. Durante o outono é possível ver a luz do sol entrando na gruta e iluminado a água azul intenso, tornando a paisagem literalmente encantada. 

Nesse período as chuvas se tornam menos frequentes, facilitando as trilhas e caminhadas que são famosas na região. As cachoeiras continuam cheias e você vai aproveitar um bom banho já que as temperaturas não estarão tão baixas. Os principais passeios da região são:

  • Gruta da Lapa Doce, a segunda maior gruta do Brasil;
  • Rio Pratinha, perfeito para mergulho;
  • Cachoeira da Fumaça, uma das maiores do Brasil, que fica no Vale do Capão;
  • Piscinas naturais no Vale do Capão, como a da Cachoeira do Riachinho;
  • Pôr do sol no Morro do Pai Inácio;
  • Cemitério Bizantino, em Mucugê;
  • Pantanal de Marimbus;
  • Cidade de pedra em Igatu, onde os garimpeiros moravam;
  • Cachoeira do Buracão;
  • E muito mais!
Vista do Morro do Chapéu, Chapada Diamantina, Bahia
A vista do Morro do Chapéu é um dos cartões postais da Chapada Diamantina.


Europa no outono: melhores destinos

Visitar a Europa é incrível em todas as estações. Mas já imaginou conhecer o outono daquele jeitinho que a gente sonha? As árvores se cobrem de tons de amarelo, alaranjado e vermelho, e as folhas começam a cair e formar tapetes coloridos pelo chão, friozinho chegando…

E ainda tem muitas outras vantagens de conhecer a Europa no outono! A primeira são os preços. Afinal, a alta estação na Europa é durante o verão, onde tudo fica mais caro. As atrações também ficam menos lotadas e você não precisará perder horas nas filas das mais famosas.  

Além disso, as temperaturas estarão mais amenas, sem o calor fortíssimo do verão, nem o frio congelante do inverno. Mas lembre-se de sempre levar agasalhos e calçados confortáveis! Apesar das temperaturas serem mais baixas que no inverno, ainda são baixas para os padrões brasileiros.

Outra dica para para sua viagem a Europa no inverno ser perfeita é conferir os horários das atrações com antecedência, pois algumas fecham ou reduzem o horário de funcionamento na baixa temporada.

Também não esqueça de contratar o seu seguro viagem! Ele é obrigatório nos países integrantes do Tratado de Schengen e deve ter cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médico-hospitalares.

Agora vamos às dicas de alguns destinos europeus que ficam perfeitos no outono!

Madri e a região da Andaluzia

Se você ama história, mas não dispensa a diversão pela noite, Madri é a escolha perfeita. A noite madrilenha é super agitada, e a capital espanhola é repleta de cultura e arquitetura. 

Não deixe de visitar a Puerta del Sol, a Plaza Mayor e alugue um barquinho para andar no lago do Parque El Retiro. Madri é famosa pelos seus museus, e os principais são: Museo del Prado, Museo Reina Sofia e Museu Thyssen-Bornemisza.

De Madri, vá para a bela Andaluzia e conheça cidades como Sevilha, Málaga, Córdoba e Granada para admirar a arte islâmica nos monumentos da época da dominação árabe na Península Ibérica.

Vista da Catedral de Santa Maria da Sede, em Sevilha, Espanha
A Catedral de Santa Maria da Sede, em Sevilha, é a maior da Espanha e a segunda maior do mundo!


A romântica Baviera, no sul da Alemanha

Quer conhecer castelos dignos de contos de fadas? A Alemanha é o destino certo! Mais especificamente a região da Baviera (ou Bavária) é onde o Ludwig II, o Rei louco construiu os seus castelos. O castelo de Neuschwanstein, perto da cidadezinha de Fussen, foi o que inspirou o castelo da Cinderela da Disney!

Vista do castelo de Neuschwanstein, na Alemanha
Esse é o castelo de Neuschwanstein, que inspirou o castelo da Cinderela!


O rei morou durante 7 anos em Linderhof, que também vale a visita, além de Neues Schloss Herrenchiemsee, situado em uma ilha do magnífico lago Chiemsee, a 97 quilômetros de Munique. 

Lembrando que em Munique acontece, em todo outono, a Oktoberfest, uma festa perfeita para apreciar as cervejas e comidas alemãs, como o Hendl (frango assado), Schweinebraten (porco assado), Weisswurst (salsicha) entre outras.

As vinícolas de Bordeaux, na França

Bordeaux é considerada a capital mundial dos vinhos, e só por esse fato já valeria a visita! No outono, especialmente entre setembro e outubro, acontece o período de colheita. É uma oportunidade maravilhosa de não só experimentar os vinhos, mas também participar do processo. 

A cidade pode ser acessada de avião ou trem, partindo de Paris. Ela é pequena e você pode conhecê-la a pé ou de bicicleta, o que traz um charme a mais ao passeio.

E tanto em Paris, quanto em Bordeaux, aproveite o outono para admirar a mudança de cores nas árvores. Nessa época também estreia a nova temporada cultural, então fique de olho na programação de óperas, peças de teatro, balés e concertos. 

Escultura em Bordeaux, França
Além das vinícolas, Bordeaux é rica em atrações culturais e históricas. 


Inclusive, acontece todo terceiro final de semana de setembro em Paris as Jornadas Europeias do Patrimônio, quando os monumentos históricos da cidade abrem suas portas de graça para o público. 

Outros destinos para visitar no outono

Existem vários outros lugares pelo mundo para conhecer no outono. E durante essa estação acontecem muitos festivais super famosos, que vale a pena incluir no seu roteiro. 

Festivais de outono

Muitos eventos e festivais pelo mundo durante o outono celebram as colheitas e o final do verão. Você pode programar sua viagem para curtir o evento, e ainda conhecer melhor a cidade e a região. Lembre-se de se informar sobre a venda de ingressos, hospedagens e transportes com antecedência para evitar filas e preços mais salgados. Os principais festivais de outono do mundo são:

  • Oktoberfest — Munique, Alemanha
  • Dia de los muertos — México
  • Nebraska City AppleJack Festival — Cidade de Nebraska, Nebraska
  • Diwali (Festival das Luzes) — Índia
  • Festa do Balão Internacional de Albuquerque — Albuquerque, Novo México, EUA
  • Festival da Lua — China e Vietnã
  • Loy Krathong (Festival das Lanternas) — Tailândia
Mulher com maquiagem típica do dia de los muertos em frente a igreja no México
O Dia de los muertos, no México, inspira celebrações no mundo inteiro!


Marrocos

Se você sonha conhecer o Marrocos, saiba que o outono é uma excelente época! Isso porque as temperaturas durante o verão são realmente muito quentes por lá, e durante o outono se torna mais agradável conhecer o país.

Além disso, essa é a baixa estação no Marrocos. Como os principais turistas do país são os europeus, o maior fluxo de visitantes é durante as férias de verão no hemisfério norte. Então, durante o outono os preços são mais atraentes e as atrações mais vazias. Quando estiver no Marrocos não deixe de:

  1. Visitar os coloridos curtumes em Fez;
  2. Se perder pelos labirintos dos souks de Marrakech;
  3. Passar uma noite no deserto do Saara;
  4. Conhecer as praias marroquinas;
  5. Se encantar com o sítio arqueológico romano mais bem preservado do Marrocos em Volubilis; e
  6. Conhecer a cidade azul de Chefchaouen!

Casas azuis em Chefchaouen, Marrocos
Já imaginou caminhar pelas casinhas azuis de Chefchaouen? 


Nova York, Estados Unidos

Nova York é um destino impressionante o ano inteiro. A cidade mais cosmopolita do mundo, berço da cultura, paraíso das compras… para cada turista existe uma Nova York diferente! E no outono ela fica ainda mais charmosa!

O famoso Central Park ganha novas cores, assim como o Brooklyn Botanic Garden, o Flushing Meadows Corona Park e o Riverside Park.

Lago no Central Park em Nova York, EUA
O Central Park fica ainda mais charmoso no outono!


E para melhorar, você ainda pode comemorar o Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças que acontece na última semana de novembro e é o feriado mais importante para os norte-americanos. Se seu destino for às compras, aguarde pela Black Friday que sempre acontece um dia antes do grande feriado.

Para conhecer mais atrações na cidade, confira nosso artigo sobre o que fazer em Nova York!

Agora que você já conhece os principais destinos no Brasil e no mundo para conhecer no outono, já pode começar a planejar sua viagem! Não deixe de pesquisar sobre o clima do local e monte sua mala com roupas adequadas. Além disso, confira a documentação necessária para entrar no país de destino, incluindo o seguro viagem obrigatório!