Saiba o que visitar e fazer em Londres!
A capital da Inglaterra tem tudo para tornar sua viagem inesquecível. Se você está buscando por dicas do que fazer em Londres, está no lugar certo, já que nós analisamos e selecionamos lugares incríveis para você poupar o tempo que passaria pesquisando por atrações.
Terra da monarquia mais famosa do mundo, é um destino indispensável para quem se interessa por história, arquitetura e arte, já que remonta à era romana. Por outro lado, as atrações de Londres não param por aí, a cidade oferece opções para todos os gostos.
Por esta razão, é muito comum ficar perdido na hora de montar o roteiro para uma viagem à capital da Inglaterra e do Reino Unido. Tantos lugares legais, como escolher?
É por isso que nós preparamos algumas dicas sobre o que fazer em Londres para que sua viagem possa ser o mais proveitosa possível. Separamos atrações únicas, que você pode acrescentar no seu roteiro, de acordo com seus interesses e tempo de viagem. Vamos lá?
1. Pontos turísticos clássicos da cidade
Por mais clichê que possa parecer, para turistas de primeira viagem, os pontos turísticos clássicos de Londres certamente farão a visita à cidade valer a pena. Isso porque os lugares turísticos mais conhecidos merecem esse destaque, realmente vale a pena conhecê-los. Veja a seguir uma lista com essas principais atrações:
1.1 Palácio de Buckingham
Desde 1837, época da rainha Vitória, o Palácio de Buckingham é a residência oficial dos monarcas. Em seu interior, existe posto de saúde, delegacia, agência dos correios, capela, cinema, entre outros serviços à disposição dos moradores.
A grande residência possui o maior jardim privado do país, com belas espécies de plantas e flores. Certamente também está entre os lugares com o maior número de cômodos do mundo: são 775. E, inclusive, há túneis que passam por debaixo do palácio.
Outra curiosidade sobre esse local é que ele abriga uma coleção de relógios, uma das maiores do mundo, com mais de 350 modelos.
Para conhecer esse interessante local, é importante saber que as visitações abrem somente no verão, em algumas semanas entre julho e outubro, época em que a rainha vai para a Escócia para um período de férias.
1.2 Abadia de Westminster
Um dos primeiros exemplares da arquitetura gótica do país, a Abadia de Westminster começou a ser construída no século XIII, no ano de 1245. Assim como a residência da rainha, o local foi palco de diversos acontecimentos da história da Inglaterra. É lá, por exemplo, que ocorrem os casamentos reais e a cerimônia de coroação do monarca.
Considerada Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, além da beleza de sua arquitetura, a Abadia é uma espécie de memorial do país, já que artistas e cientistas foram sepultadas ou homenageadas por lá. No local chamado Poet's Corner estão enterrados ou homenageados mais de 100 escritores e poetas britânicos.
Seja para relembrar pessoas importantes para a história e cultura do país ou para a realização de celebrações e eventos, esta é a igreja ativa mais rica cultural e historicamente da cidade. Para visitá-la, consulte os horários em seu site oficial antes de ir.
1.3 Parlamento Inglês
Sabia que é possível fazer um passeio turístico pelo Parlamento Inglês? Aos sábados, ocorrem tours com um guia especialista que explica sobre o funcionamento do parlamento inglês e a história do Palácio de Westminster.
Para aqueles que não entendem muito bem o inglês, também é possível fazer o passeio por meio de áudioguias, que possuem a opção de áudio em português.
A arquitetura do local é muito bonita, com características de outros séculos, e o passeio é como uma aula de história. Vale muito a pena conhecer. No vídeo abaixo é possível ver um pouco do que esse tour oferece:
__YFRAME(https://www.youtube.com/embed/6dQb6ywTtGA)__
1.4 Big Ben
O Big Ben é um sino que fica no interior da Elizabeth Tower, e que toca diariamente desde o século XIX. A imagem do grande relógio no alto da torre, um símbolo de Londres, é muito famosa e rende ótimas fotos aos turistas.
Esse sino resistiu por anos, independentemente do clima, sol, temporais, neve... e inclusive a bombardeios! Se manteve pontual, vindo a apresentar problemas apenas em 2017.
O Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster e o Big Ben são atrações diferentes que ficam no mesmo local, um ao lado do outro. Portanto, ao conhecer um desses espaços, fica fácil conhecer o outro.
__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d9934.994692487999!2d-0.1248092!3d51.4994794!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0x7797a8ef74e1f7c!2sPal%C3%A1cio%20de%20Westminster!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1657286735656!5m2!1spt-BR!2sbr)__
1.5 London Eye
A London Eye oferece uma visão da cidade de um ângulo único. Ao ir nessa roda-gigante, você verá Londres e pontos interessantes da cidade lá do alto, por meio de uma vista panorâmica. A experiência dura 30 minutos e o ingresso adulto custa 32 libras, em torno de 210 reais atualmente.
Ela foi construída para celebrar a virada do milênio, nos anos 2000, e era para ficar ativa apenas por 5 anos. No entanto, o sucesso foi tanto que a London Eye permaneceu por lá, nas margens do rio Tâmisa, e atrai visitantes até hoje.
Você pode ir na roda gigante antes ou depois de visitar o Palácio e Abadia de Westminster, localizados próximos a ela, tendo uma visão e experiência diferentes em cada passeio.
1.6 Tower Bridge
Também podendo ser incluída no roteiro que une as outras atrações aqui citadas, a Tower Bridge fica em cima do rio Tâmisa, é móvel e dá espaço para embarcações passarem por pelo menos 4 vezes por dia.
Ela é unida por duas torres gêmeas e a entrada para visitação ocorre do lado oeste da torre norte, ficando localizada mais próxima do Palácio de Westminster, caso você opte por realizar um roteiro que une todos os pontos turísticos.
Além de sua interessante arquitetura, característica que possibilita ótimas fotos, a visão para rio Tâmisa é linda e lá dentro você ainda poderá visitar uma exposição permanente que traz a história da ponte. Esse foi um local de vários acontecimentos interessantes, então vale a pena essa experiência de conhecer mais sobre ela.
Leia também: lugares mais lindos do mundo para visitar: conheça o top 10!
2. Cultura e arte não faltam na capital da Inglaterra
Local no qual obras importantes da literatura foram escritas, filmes de muito sucesso foram produzidos e no qual acervos importantes do mundo da arte estão guardados. Se você se interessa por um roteiro mais cult, Londres é perfeita para você!
2.1 Museu Britânico
Primeiro museu nacional público do mundo, o Museu Britânico foi criado em 1753 e, desde então, vem acumulando um acervo rico em história e cultura.
Esse lugar possui coleções de diversas regiões do mundo, entre elas Europa, Américas, África, Oriente Médio, Ásia, entre outros. Este museu abriga verdadeiras relíquias.
A visita pode ser realizada por meio de tours guiados ou audioguias. Por lá você também encontra exposições temporárias e pode assistir a palestras, além de apreciar cafés, pizzas e fazer uma pausa para se alimentar em restaurantes lá dentro.
2.2 Museu de cera Madame Tussauds
O Museu Madame Tussauds pode ser chamado do mais famoso do mundo. Existem diversos dessa rede de museus de cera pelo mundo, mas este foi o primeiro.
Nele, você pode ver personalidades famosas do mundo representados em cera, em tamanhos e traços baseados na realidade. Esculturas de personagens da ficção também podem ser encontrados lá.
Além de ser o pioneiro, é um espaço que está sempre inovando, a qualidade das esculturas em cera é surpreendente, atraindo inúmeros pessoas anualmente.
2.4 Abbey Road
Conhecida como a rua dos Beatles, a Abbey Road é visitada por fãs da banda e amantes da música até hoje, e a imagem da capa do 12º álbum de estúdio dos Beatles é frequentemente reproduzida em fotografias de turistas que pisam lá.
Nessa rua fica o estúdio no qual a banda gravou o disco, que leva o mesmo nome da rua e cuja imagem na faixa de pedestres é uma das mais lembradas e imitadas do mundo da música.
Seja fã ou não da banda, ter um registro atravessando a rua e formando um quarteto com outras pessoas seria um registro legal para se ter da viagem, não é mesmo?
2.5 Estúdios do filme Harry Potter
Os livros e filmes de Harry Potter marcaram e continuam marcando a infância de muita gente. As produções cinematográficas ligadas ao mundo bruxo criado por J.K Rowling seguem fazendo sucesso há mais de 20 anos.
No Brasil e no mundo existem lugares temáticos nos quais fãs podem imergir um pouco no universo mágico de Harry Potter, mas nada como os próprios estúdios nos quais os filmes foram gravados.
A história de Harry Potter e seus amigos se passa na Inglaterra e possui referências à cultura, lugares e imagens do país, principalmente Londres.
E o estúdio da Warner Bros na cidade preservou cenários, figurinos, acessórios, remontando a diversas memórias dos filmes, que foram gravados durante 10 anos.
Os ingressos para visitar os estúdios são disputados, esgotando com muita frequência. Em razão disso, se esse é um destino imperdível para você, programe-se com antecedência.
2.6 London Dungeon
Uma masmorra na qual são encenados acontecimentos trágicos dos últimos mil anos de Londres. Um teatro repleto de história com uma pitada de terror.
É uma espécie de túnel do terror, com a diferença que esse é repleto de história. Informações históricas que certamente ficarão marcadas em sua memória por causa dos sustos.
Você vai andar por corredores e se deparar com atuações que representam episódios sangrentos da cidade. Uma aventura e tanto, não é?
O London Dungeon fica localizado próximo a London Eye e outras atrações da cidade. Você pode comprar pacotes que incluem diversos passeios e lugares para visitar, entre eles este assustador e educativo espaço.
2.7 Biblioteca Britânica
Esta é a segunda maior biblioteca do mundo e seu acervo possui livros, manuscritos, mapas, fotos, celos, partituras, entre outros registros importantes para a história do país e do mundo.
É um lugar indispensável para aqueles que amam folhear livros, olhar prateleiras de bibliotecas e descobrir curiosidades literárias. A biblioteca também possui uma loja com opções de livros exclusivos.
Porém, mesmo se você não for um leitor assíduo, ainda assim o passeio vale a pena. A arquitetura da biblioteca é muito bonita, com um espaço amplo para visitantes e estantes enormes, que parecem paredes feitas de livros.
Você pode apreciar a beleza do espaço, observar o catálogo e curiosidades a respeito dos livros, visitar exposições temporárias organizadas organizadas pela equipe da biblioteca, bem como apreciar lanches, cafés, aperitivos ou drinks em restaurantes, lanchonetes ou cafés que existem por lá.
2.8 Outros museus de Londres
Londres está repleta de museus, todos muito interessantes. Se visitar lugares assim está entre suas atividades turísticas favoritas, ou se sobrar um tempo no seu dia de passeios, certamente algum desses museus estarão próximos de onde você estiver, podendo dar um pulinho para conhecer. São eles:
- National Gallery - pinturas;
- Museu de História Natural - fauna e flora;
- Science Museum - ciência;
- Victoria & Albert Museum - moda, design e artes decorativas;
- Tate Modern - arte moderna;
- Casa de Sherlock Holmes;
- Churchill War Rooms - história da Segunda Guerra Mundial.
3. Lado badalado da cidade
Conheça os bairros mais badalados da cidade, seja para fazer compras, aproveitar a vida noturna de Londres ou vivenciar mais de perto a cultura local.
3.1 Nothing Hill
Essa área da cidade abriga lojas, cinemas, restaurantes e outros locais repletos de diversão e da cultura londrina. Um dia de passeio por lá pode render histórias para recordar e contar aos amigos, além de render bons presentes para levar de lembrancinha.
Lojas de antiguidades, brechós, cinemas, gastronomia única e variada, e o mercado da Portobello Road, que oferece um pouco de tudo. Aos sábados é quando o mercado está mais completo, movimentado e animado.
Outro ótimo dia da semana para visitar essa grande feira é nas sextas, quando o destaque por lá é a moda e você poderá adquirir peças lindas e diferentes por preços bem acessíveis.
Muitas pessoas aproveitam esse destino para conhecer as locações do filme "Um lugar chamado Nothing Hill", inclusive a livraria de viagens que aparece no filme foi inspirada em uma que existe nessa região, a The Nothing Hill Bookshop.
3.2 Leicester Square
Essa é uma praça da cidade que, desde o século XIX, funciona como um centro de entretenimento. Nela há jardins, estátuas de bronze de personagens de grandes filmes espalhados por seu espaço.
Além disso, é lá que ocorrem as pré-estreias e estreias de grandes filmes, já que é nessa região que ficam os principais cinemas da cidade. Para crianças (ou não) as lojas LEGO e M&M's World são muito divertidas, rendendo ótimas fotos.
Para quem busca por um local no qual a vida noturna é badalada, a região da Leicester Square é um ótima opção, seja para ir aos cinemas, cassinos, teatros, ou então apenas para se reunir e beber na rua e se divertir com artistas que se apresentam ao público que passa.
3.3 Camden Town
Lugar curioso e até mesmo exótico, em razão do estilo de vida alternativa de seus habitantes. Esse lugar é interessante conhecer em razão de suas lojas curiosas, com opções góticas e antiguidades.
É legal passar um tempo nos pubs dessa região, no entanto, o indicado é ir durante o dia, tanto para visitar as lojas e curiosidades do local, quanto para se divertir, já que a movimentação e atrações turísticas da região ocorrem com a luz do dia.
Independentemente de qual região escolher, Londres está repleta de pubs, lugares de festas, restaurantes, entre outros. As dicas dessa lista incluem destinos que oferecem diversão durante o dia, mas certamente não será difícil encontrar opções para aproveitar a vida noturna em Londres.
4. Mais opções para fugir dos roteiros tradicionais
Já visitou a cidade outras vezes e quer opções diferentes? Ou simplesmente quer fugir dos roteiros clássicos? As opções a seguir podem te interessar. Além disso, você também pode sair de Londres e conhecer outras cidades da Inglaterra.
4.1 Estádios de futebol espalhados pela cidade
Você sabia que Londres é a cidade que mais tem clubes de futebol no mundo? Afinal, é na Inglaterra que esse esporte surgiu! Clubes famosos da Premier League como Arsenal, Chelsea, Tottenham e West Ham são londrinos.
A paixão pelo futebol é uma característica em comum entre ingleses e brasileiros, e a visita aos estádios mais famosos, e mesmo aqueles menos conhecidos, pode ser uma opção turística bem interessantes para algumas pessoas, não é mesmo?
O estádio mais famoso e com maior capacidade da cidade é o estádio de Wembley, que pertence à seleção nacional, sendo propriedade da Federação Inglesa. Nele são feitos jogos importantes, além de eventos como shows de grandes artistas.
4.2 Aquário de Londres
Ideal para quem busca por o que fazer em Londres com crianças, o Sea Life London Aquarium é uma opção divertida e educativa ao mesmo tempo. Neste aquário é possível ver espécies de tubarões, pinguins, entre outros. São mais de 500 espécies de animais marinhos.
Durante o passeio, além de avistar os animais, você descobre diversas informações sobre ecossistemas e espécies de peixes. Existem algumas áreas interativas e outras voltadas à conscientização ambiental dentro do aquário.
Uma atração imperdível por lá é o túnel de vidro, no qual é possível observar variedades de animais marinhos enquanto você caminha por ele.
4.3 Vista do prédio Shard
O maior prédio de Londres e um dos maiores também da Europa, o Shard é ocupado por escritórios, um hotel, apartamentos, bares e restaurantes e, do 68º ao 72º, os últimos andares, fica The View From The Shard, o observatório.
Esse edifício foi inaugurado em 2012 e, desde então, vem ficando cada vez mais famosa a visita ao seu observatório. Lá do alto, é possível ver a cidade de um ponto de vista único, enxergando muitos dos pontos turísticos citados até aqui.
Para que a experiência seja melhor, confira a previsão do tempo de Londres e agende uma visita, já que na cidade chove muito. Por essa razão, aqueles que agendam e têm a visão comprometida em razão do tempo nublado, têm direito a voltar ao observatório de maneira gratuita mais uma vez. Para isso, é só pedir na bilheteria.
4.4 Meridiano de Greenwich
A divisão entre Oriente e Ocidente do mundo está numa linha delimitada que fica localizada em Londres, este é o Meridiano de Greenwich, criado para estipular fusos horários, bem como regras para navegação e localização.
A visita ao observatório pode ser feita por audioguia e, além da linha imaginária, você anda por vários prédios conhecendo sobre história, geografia, física e até mesmo astrologia.
É um passeio interessante e educativo e, uma vez estando lá, nos arredores do observatório existem diversos lugares belos e interessantes para ir, como a Universidade de Greenwich, o Greenwich Park, e o National Maritime Museum.
Dicas para que sua ida a Londres seja mais proveitosa
Londres é uma cidade repleta de lugares interessantes para conhecer. Se você mora ou vai morar lá, opções de atrações para visitar não irão faltar.
Seja para quem vai morar em Londres e quer aproveitar para explorar o melhor da cidade, ou para quem ficará apenas por alguns dias como turista, utilize dessa lista para montar seu roteiro personalizado, escolhendo os pontos turísticos que mais combinam com você.
Antes de sair rumo ao aeroporto, organize sua mala com calma para não esquecer nenhum item, em especial a documentação necessária para uma viagem internacional, que inclui: documento de identificação, passaporte, cartão de vacinação, câmbio de moeda, comprovante de hospedagem, seguro viagem para a Inglaterra e, claro, a passagem de avião!
Para ir de um lugar ao outro em Londres, o ideal é usar o transporte público. Os turistas costumam usar bastante o metrô. Também existem as opções de ônibus, táxis ou, a depender do passeio, a pé. Uma dica é adquirir o Oyster Card, um passe de transporte recarregável.
Como são muitos passeios, muitos deles próximos uns dos outros, comprar pacotes de ingressos para as atrações turísticas pagas é a melhor escolha. Você pode comprá-los com antecedência pelo site Viator.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp através do número +55 51 3181 0322 e acompanhe a Real pelas redes sociais!