Uma experiência transformadora e única na vida: conheça o Salar de Uyuni!
Um lugar tão brilhante que pode ser visto do espaço! Esse é o Salar de Uyuni, deserto de sal que fica na Bolívia e é o maior do mundo!
A América do Sul é uma região repleta de atrações naturais incríveis quando o assunto é turismo. E esta planície de sal é um desses lugares incríveis para ser explorado e ficar guardado na memória como uma experiência única na vida.
Saiba mais sobre o Salar de Uyuni, descubra o que torna este lugar tão atrativo, veja curiosidades, informações e dicas para organizar uma viagem para este destino e mais!
O que é o Salar de Uyuni: informações e curiosidades
Localizado nos Andes da Bolívia, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Suas características naturais são tão impressionantes que ele é um dos poucos lugares na Terra que podem ser vistos do espaço a olho nu.
Além disso, em razão de sua superfície plana e brilhante, este deserto de sal também é utilizado para a calibração de satélites.
É um lugar que vem se tornando cada vez mais famoso no mundo do turismo, em especial em razão de fotos tiradas por lá que geram ilusão de ótica, nas quais pessoas e objetos parecem estar flutuando no ar.
O Salar de Uyuni é o resultado da evaporação de um antigo lago pré-histórico. Ao longo de milhares de anos, a água evaporou, deixando para trás uma vasta extensão de sal.
A crosta de sal que cobre o salar pode chegar a vários metros de espessura e é composta por cristais de sal extremamente finos.
A maioria dos turistas visita o Salar de Uyuni em tours de 4x4, que incluem paradas em diversas atrações, como a Ilha Incahuasi e os hotéis de sal.
Quanto custa um passeio pelo Salar de Uyuni?
Assim como qualquer passeio turístico, o custo de um passeio pelo salar pode variar de acordo com alguns fatores como duração, alimentação, hospedagem, tipo de tour e mesmo a época do ano, uma vez que durante a alta temporada os preços costumam ser mais elevados.
Em geral, um tour de 3 dias pelo Salar de Uyuni, com hospedagem e refeições incluídas, pode custar a partir de US$ 150 por pessoa, em torno de 850 reais.
Já os tours mais luxuosos, com hotéis de sal e serviços personalizados, podem chegar a custar mais de US$ 500 por pessoa, em torno de 2500 reais.
Para economizar ao ir para este destino, opte por hospedagens mais simples, comparece preços em diferentes agências e serviços turísticos e viaje durante a baixa temporada.
Onde fica e qual é a melhor época para visitar o maior deserto de sal do mundo?
O Salar de Uyuni fica localizado no sudoeste da Bolívia, na América do Sul, próximo à cordilheira dos Andes e às fronteiras com o Chile e a Argentina.
__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d958511.9838779712!2d-67.59201044999999!3d-20.20953075!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x915584b325e18bd7%3A0xce4183a158278b6!2sSalar%20de%20Uyuni!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1725472649888!5m2!1spt-BR!2sbr)__
Este deserto de sal é repleto de beleza durante qualquer época do ano, mas para explorar o melhor das paisagens surrealistas que este destino reserva, a melhor época para visitar é durante a estação seca, de maio a outubro.
Por outro lado, escolher quando ir depende do que você busca na sua viagem. A estação seca, em razão de temperaturas mais amenas e trilhas mais acessíveis, é a mais cara.
Já durante a estação das chuvas, de novembro a abril, os preços costumam ser mais baixos em razão das chuvas e menor acesso a trilhas, mas o salar se transforma em um enorme espelho d´água, proporcionando paisagens incríveis e únicas.
Independentemente da escolha, este lugar será belo e proporcionará vistas surrealistas e fotos incríveis em qualquer época. Leve em conta os prós e contras de cada estação do ano e organize sua viagem de acordo com a época que escolher.
O que torna o Salar de Uyuni um lugar único para conhecer?
O cenário único no mundo que este destino proporciona aos visitantes o torna já bastante atrativo, mas são muitas as razões para conhecer essa beleza da natureza.
Uma das características mais impressionantes do Salar de Uyuni é sua capacidade de se transformar em um gigantesco espelho d'água durante a estação das chuvas.
A fina camada de água que se forma sobre a crosta de sal reflete o céu de forma perfeita, criando paisagens surreais e ilusões de ótica incríveis.
No meio do salar, existem diversas ilhas formadas por rochas vulcânicas. Essas ilhas são cobertas por cactos gigantescos, que contrastam de forma impressionante com a paisagem branca do deserto.
Além do sal, o Salar de Uyuni é uma das maiores reservas de lítio do mundo. Esse mineral é fundamental para a produção de baterias para carros elétricos e outros dispositivos eletrônicos.
E, apesar do ambiente extremo, o Salar de Uyuni abriga uma variedade de vida selvagem, como flamingos, vicunhas e raposas, o que torna os passeios por lá ainda mais interessantes.
E, se não bastasse sua beleza natural impressionante, a altitude elevada do salar e a ausência de poluição luminosa o tornam um local ideal para a observação astronômica, sendo uma das regiões de céu estrelado mais lindos do mundo.
Leia também: Viagem de moto pela Bolívia: dicas, roteiros e mais!
SOAT Bolívia: guia completo com dúvidas respondidas
Viaje pela América do Sul: guia dos Seguros Obrigatórios!
Sugestão de roteiro: o que fazer e quantos dias são necessários para conhecer o destino
Para aproveitar ao máximo essa experiência, um roteiro de 3 a 4 dias é ideal, permitindo explorar não apenas o salar, mas também outras maravilhas da região.
Dia 1: Chegada em Uyuni e Início da Aventura
- Manhã: Chegada em Uyuni e acomodação em sua hospedagem.
- Tarde: Visita ao Cemitério de Trens, um local histórico com locomotivas antigas.
- Noite: Jantar e preparativos para o tour pelo salar.
Dia 2: Desvendando o Salar de Uyuni
- Manhã: Partida em um veículo 4x4 em direção ao Salar de Uyuni.
Durante a visitação, os lugares que você não deve deixar de conhecer são a Ilha Incahuasi, que fica localizada no meio do salar e abriga gigantescos cactos que fazem do cenário algo ainda mais impressionante.
- Tarde: continuação do passeio.
Visite também os olhos de água, pequenas lagoas que se formam no salar.
Mais para o final da tardem, hospede-se no Hotel de Sal e vivencie a experiência única de se hospedar em um hotel construído inteiramente de sal, e aprecie o pôr do sol no salar, um espetáculo com o céu se refletindo na superfície do sal.
- Noite: Jantar e pernoite no hotel de sal.
Dia 3: Paisagens Altiplânicas e Lagoas Coloridas
- Manhã: Continuação do tour com visita às lagoas altiplânicas
Conheça as Lagoas altiplânicas, a Laguna Colorada, famosa por sua coloração avermelhada devido a algas e sedimentos, e a Laguna Verde, que possui uma tonalidade esverdeada intensa, contrastando com o branco do salar.
Visite ainda a Geyseres Sol de Mañana, uma área vulcânica com gêiseres e fumarolas.
- Tarde: Relaxamento nas águas termais de Polques.
- Noite: Retorno a Uyuni ou continuação da viagem para outro destino.
Dia 4 (opcional): Extensão da Aventura
Se você optar por continuar o passeio por mais um dia, siga com a visitação pelo Deserto de Siloli, lugar que oferece paisagens lunares com formações rochosas únicas.
Conheça também o Arbol de Piedra, uma formação rochosa que se assemelha a uma árvore.
Por fim, realize o retorno à cidade de Uyuni ou continue a viagem para outro destino.
Dicas para uma melhor experiência de viagem
Ao organizar sua mala de viagem, inclua nela roupas quentes, protetor solar, óculos de sol e um chapéu. Ah, e não esqueça de levar sua câmera para registrar as paisagens incríveis!
Por estar localizado na Bolívia, um país de altitude elevada, é indicado que você se prepare para não sofrer com o mal de altitude.
Se você não está acostumado com grandes altitudes, comece a se adaptar alguns dias antes da viagem, evitando grandes esforços físicos e bebendo bastante líquido.
Além disso, leve lanches leves para se alimentar durante o dia e manter-se disposto durante os passeios, como frutas secas, barras de cereais e água.
E a última dica de segurança é: contrate um seguro viagem para a Bolívia. Este serviço garante assistência médica para situações inesperadas relativas à saúde, como o soroche, o mal de altitude que, como já citado, pode acontecer com turistas que não estão acostumados com as condições de elevadas altitudes do país.
Além disso, o seguro viagem oferece proteção para inúmeras outros imprevistos, como extravio de bagagem em viagens de avião, assistência jurídica em viagens de carro, cobertura para a prática de esportes se você for um viajante aventureiro, entre outras coberturas.
Entenda melhor sobre as coberturas do seguro viagem clicando aqui, faça uma cotação, comparando os planos disponíveis para o seu destino clicando no botão abaixo, e boa viagem!
__CALLTOACTION(COTAR)__