sitemap reset_session pwa
Carregando

Seguro Viagem para o Mercosul

O Mercado Comum do Sul, formado por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e outros países da América Latina (os quais são membros associados ou observadores), é um acordo cujo objetivo é intensificar as relações econômicas e trocas comerciais entre os países membros.

Bandeira hasteada com o símbolo do Mercosu
O bloco econômico do Mercosul tem relação com diversos países da América Latina, mas é constituído oficialmente por Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina

Segundo as regras desse acordo, todo brasileiro pode ser atendido no sistema de saúde público dos países membros efetivos do Mercosul. No entanto, assim como ocorre no Brasil, esse atendimento pode demorar e, a depender do caso, não ser eficiente em um contexto de viagem. Além disso, o atendimento na rede privada de saúde pode custar caro.

Por isso, um seguro viagem é aconselhado, sem contar que, com a contratação desse serviço, você terá atendimento 24h disponibilizado pela seguradora e poderá contar com outras coberturas, como para extravio de bagagem, despesas farmacêuticas, cobertura para Covid-19 ou para doenças preexistentes, entre outras. Acompanhe as informações a seguir para compreender o que é preciso para viajar seguro pelos países integrantes do Mercosul.

Como funciona o Seguro Viagem para os países do Mercosul?

Como já citado, a regra do bloco econômico dá direito aos viajantes brasileiros ao atendimento no sistema de saúde dos países membros. Portanto, o Seguro Viagem não é obrigatório. Nesse caso, o que deve ser considerado, em contrapartida, é que, infelizmente, em uma viagem seu tempo é limitado e você não gostaria de ver essas horas tão preciosas passando na fila de espera de um hospital, não é?

Assim como no Brasil, outros países integrantes do Mercosul (e qualquer lugar do mundo, se formos pensar) possuem deficiências em seu sistema de saúde que podem atrapalhar sua viagem caso você precise de atendimento, e não podemos evitar que contratempos, seja relacionado a saúde ou outras questões, possam acontecer.

Dessa forma, nós da Real advertimos: leva um Seguro Viagem, minha filha! Te garantimos que essa precaução evita muita dor de cabeça (no sentido literal e figurado), e contribui para que, mesmo em caso de contratempos no caminho, sua viagem seja lembrada como uma experiência maravilhosa.

A Venezuela, que por ora está suspensa do acordo, exige o Seguro Viagem. Nesse caso, é obrigatório para entrar no país apresentar comprovante da contratação do serviço. Além disso, em alguns países associados ou observadores do Mercosul, qualquer atendimento que você precisar, terá cobrança. Mais uma razão para garantir a assistência, em especial se você pretende visitar mais de um país latino americano durante sua viagem.

Mesmo não sendo obrigatório, vale a pena contratar um Seguro Viagem?

Sim, e muito! O Brasil é o único país em que o português é o idioma oficial. Por mais que os brasileiros saibam se virar muito bem no portunhol, em momentos de urgência ou emergência, bem como em momentos de nervosismo motivados por um contratempo, comunicar-se desta forma pode atrapalhar e levar a confusões com questões burocráticas e financeiras.

Turistas se preparando para esquiar no Parque Nacional Nahuel Huapi, Argentina
Os países integrantes do Mercosul estão repletos de destinos turísticos de aventura, belas paisagens e opções de esporte

Com a contratação do seguro, você terá assistência em tempo integral por parte da seguradora, e esse contato é facilitado caso você contrate com a Real, pois desenvolvemos um app exclusivo para ajudar nossos clientes durante esse processo. Dessa forma, a comunicação será facilitada e o pagamento do atendimento será feito pela seguradora.

Se o pagamento por parte da empresa contratada não for possível em um primeiro momento, então será feito um reembolso para o cliente. Outras razões para se considerar em relação ao Seguro de Viagem para o Mercosul são:

Aventuras e esportes

A América Latina está repleta de destinos naturais imperdíveis, para os apaixonados pela natureza, atividades como acampar, fazer uma trilha, esquiar, mergulhar, são bastante atrativos em países como: Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Chile, entre outros associados ou membros efetivos do Mercosul.

Em contrapartida, atividades como essas exigem um cuidado a mais, uma vez que deixam o aventureiro mais próximo a riscos. Portanto, leve isso em consideração e viaje assegurado para poder desfrutar dessas experiências sem preocupações e com a garantia de assistência.

Confira também a página: Seguro Viagem para Esportes

Itens pessoais

Em razão da diversidade cultural dos destinos, é comum brasileiros adquirirem itens típicos dos locais visitados, seja para guardar ou usar para si, seja para dar de presente. Ou seja, objetos os quais carregam uma emoção, uma recordação, um gesto de afeto, e perdê-los em uma mala extraviada não dá, né? Nem pensar!

Considere também a documentação necessária para a sua viagem, não deixe de ter consigo os itens a seguir, para caso de solicitação de assistência:

  • CPF, RG e comprovante de residência;
  • Autorização para crédito em conta corrente;
  • Notas fiscais e comprovantes de despesas para reembolso;
  • Prescrição médica;
  • Etiquetas da bagagem, bem como declaração de atraso de voo ou relatório de atraso, extravio ou dano de bagagem emitido pela companhia aérea.

Diferentes altitudes

Em nosso artigo sobre o Peru explicamos sobre a interferência de altitudes muito distintas das quais você está acostumado em seu organismo, o que pode levar a sensação de mal-estar, forte dor de cabeça, enjoo e até desmaio. Os países têm preparo para ajudar turistas caso algo assim aconteça, no entanto, é bom considerar essa questão ao viajar para destinos em que a altitude se difere muito da que encontramos no Brasil. O que indicamos, além da cobertura para despesas médicas e hospitalares, é que você garanta também assistência para possíveis gastos farmacêuticos.

Coberturas extras

O Seguro Viagem possui uma série de coberturas básicas, de importância para todo viajante, e extras que personalizam o seguro de acordo com as características do viajante e da viagem. Isso pode incluir coberturas para a prática de esportes, para doenças pré-existentes, para gestantes, repatriação de menor, entre outros.

Preço do Seguro Viagem para o Mercosul

A depender de planos mais completos ou básicos, do destino, do tempo da viagem, entre outros fatores que serão negociados no momento do atendimento, o preço varia bastante. Portanto, não seria honesto de nossa parte apresentar um exemplo de preço que pode não contemplar o seu caso.

Os planos começam em cerca de R$ 11,00 por dia de viagem. Mas indicamos que você faça sua própria cotação a partir de nosso comparador online:

__CALLTOACTION(COTAR)__ 

Precisa de assistência? Conte com a gente!

Confira o vídeo que preparamos explicando como usar o seu Seguro Viagem:


Caso você precise solicitar assistência em razão da ocorrência de um sinistro, conte com o app exclusivo da Real! Com ele, o contato com a seguradora contratada estará a um clique e você perderá menos tempo para resolver o problema. Agora que você já se informou e sabe o passo a passo do que fazer, faça uma cotação e entre em contato com nossa equipe!