sitemap reset_session pwa
Carregando

O que fazer no Rio Grande do Norte: conheça as atrações + roteiro!

Que o Rio Grande do Norte tem praias lindíssimas, isso você provavelmente já sabe! Mas, além das praias famosas de Pipa e São Miguel do Gostoso, o RN guarda diversos destinos incríveis!

Desde cidades históricas a sítios arqueológicos, paisagens deslumbrantes no litoral e interior e muitas praias que ainda são desconhecidas pela maioria dos turistas.

Este guia abrangente oferece uma jornada pelo RN, destacando desde informações essenciais para sua viagem e um roteiro detalhado para oito dias de descobertas. 

Antes de mergulharmos nas riquezas potiguares, vamos explorar o que você precisa saber antes de embarcar nessa experiência única: onde o RN fica, o clima, onde se hospedar e outros detalhes que tornam esse estado nordestino um convite irresistível para os viajantes. 

Prepare-se para descobrir o que fazer em Natal, explorar praias de norte e sul do estado, além de aventuras memoráveis no interior. Vamos começar!

Vista da orla de Natal, RN (Fonte: Unsplash)
Natal é uma cidade rica em atrativos além das lindas praias (Fonte: Unsplash)


O que saber antes de ir para o Rio Grande do Norte?

O Rio Grande do Norte fica no extremo nordeste do Brasil e faz fronteira com o Ceará, ao norte, e com a Paraíba, ao sul.

__MAP(https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d2031967.6239277164!2d-36.77527625!3d-5.899547!2m3!1f0!2f0!3f0!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x7b04df549e8eaad%3A0xa92509ac1c4d9ec4!2sRio%20Grande%20do%20Norte!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1702474769816!5m2!1spt-BR!2sbr)__

O acesso ao RN é facilitado tanto por via aérea quanto terrestre. O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, próximo à capital Natal, recebe voos de diversas partes do país.

Para quem prefere a jornada terrestre, estradas bem conservadas ligam o RN a estados vizinhos, proporcionando uma viagem confortável.

Você pode, inclusive, fazer uma roadtrip pelo nordeste pela BR-101!

O clima no RN é quente o ano inteiro, então você pode se aventurar por lá em qualquer época. Nos meses de agosto e setembro costuma ventar bastante, movimentando os turistas que gostam de praticar esportes com vento, como windsurfe. 

Quantos dias ficar no Rio Grande do Norte?

O RN é um estado completo em atrações e você sempre terá mais o que descobrir. Recomendamos pelo menos 7 dias para ter uma experiência mais completa, conhecendo as atrações além da capital e dos pontos mais famosos.

O que fazer em Natal, capital do RN

Apesar de pequena, Natal tem diversos atrativos. A praia mais conhecida é a de Ponta Negra, no extremo sul da cidade. 

O famoso Morro do Careca, com 107 metros de altura, moldura a praia de águas quentes e tranquilas. Mas lembre-se que atualmente é proibido subir o Morro, já que ele é ambientalmente protegido.

Praia em Natal, Rio Grande do Norte (Fonte: Unsplash)
Ponta Negra tem uma longa faixa de areia com áreas com mar mais tranquilo e outras com mar mais agitado (Fonte: Unsplash)


Já no norte da cidade, o Forte dos Reis Magos foi o marco inicial da cidade, fundado em 25 de dezembro de 1599. 

Localizada na foz do Rio Potengi, o rio mais importante do RN, e onde é possível fazer diversas atividades como passeios de caiaque e rapel da ponte Newton Navarro.

Do forte você pode conferir vistas panorâmicas da cidade e do oceano. Ele foi revitalizado e reaberto recentemente!

Ainda em Natal, conheça o Parque das Dunas, o maior parque urbano sobre dunas do Brasil. Nele é possível fazer trilhas que são previamente agendadas pelo email parqueestadualdasdunasrn@gmail.com e custam apenas 2 reais.

Próximo de Natal, a praia e dunas de Genipabu são um dos cartões-postais mais famosos do RN. Há passeios de buggy nas dunas e o pôr do sol lá de cima é deslumbrante.

Outra atração super famosa que fica nos arredores de Natal é o Cajueiro de Pirangi, conhecido como o maior cajueiro do mundo. Com uma área de mais de 8.500 metros quadrados, é realmente impressionante.

Veja nosso Guia Completo de Natal/RN

Praias e atrações do Norte do RN

Maxaranguape: Esta cidade costeira oferece praias tranquilas e um cenário relaxante. Maxaranguape é perfeita para quem busca fugir das multidões e apreciar a serenidade do litoral norte.

Parrachos de Maracajaú: Conhecidos como o "Caribe do RN", os Parrachos de Maracajaú são piscinas naturais formadas por recifes de corais. Ideal para mergulho com snorkel, revela um universo subaquático deslumbrante e colorido.

Parrachos do Maracajaú visto de cima (Fonte: Unsplash)
Os parrachos de Maracajaú e do Rio do Fogo são perfeitos para mergulhar! (Fonte: Unsplash)


Rio do Fogo: Com praias extensas e paisagens intocadas, Rio do Fogo é um refúgio para os amantes da natureza. Suas águas cristalinas e areias douradas criam um ambiente paradisíaco.

Nascente do Rio Catolé: Um verdadeiro oásis! Uma atração única, com águas cristalinas e entorno verdejante que proporcionam um cenário sereno e revigorante.

Saiba como chegar e como visitar a nascente do Rio Catolé.

Touros: Conhecida como "Esquina do Brasil" devido à sua localização geográfica, Touros é repleta de praias selvagens e dunas imponentes. É um destino perfeito para quem busca aventuras e paisagens autênticas.

São Miguel do Gostoso: Famosa por suas praias de águas calmas e ventos constantes, São Miguel do Gostoso é um paraíso para praticantes de esportes náuticos, como kitesurfe e windsurfe. Além disso, sua atmosfera descontraída atrai viajantes em busca de tranquilidade.

Praias e atrações do Sul do RN

Lagoas de Nísia Floresta: não só uma, mas você encontra diversas lagoas de água doce em Nísia Floresta, como a Lagoa do Bonfim, a Lagoa do Boqueirão, e a Lagoa do Sal.

Cada uma dessas lagoas possui sua atmosfera única, proporcionando o cenário perfeito para relaxar e apreciar a natureza.

Tibaú do Sul: é conhecida por suas praias de águas calmas e areias douradas, ideais para um dia de descanso.

Praia em Tibaú do Sul, RN (Fonte: Unsplash)
As praias do sul do RN são conhecidas pelas falésias e areia branquinha (Fonte: Unsplash)


Praia da Pipa: Internacionalmente famosa, a Praia da Pipa é uma joia do litoral potiguar com uma diversidade de praias surpreendente.

A Praia do Amor é famosa por suas formações rochosas e, claro, por ser um local romântico. Já a Praia do Madeiro é ideal para os amantes dos esportes aquáticos, com boas ondas para o surfe. Já na Baía dos Golfinhos o nome já diz tudo! Prepare-se para nadar com diversos golfinhos.

Além de suas praias deslumbrantes, a vila de Pipa oferece uma mistura encantadora de cultura, gastronomia e entretenimento.

Roteiro completo de Pipa/RN

Barra do Cunhaú: Cenário de encontro entre o rio e o mar, Barra do Cunhaú é conhecida por suas águas calmas e manguezais preservados. A paisagem única proporciona atividades relaxantes, como passeios de barco.

Baía Formosa: O nome já diz tudo sobre esse destino encantador. Baía Formosa é uma combinação de praias imaculadas, dunas e uma atmosfera serena. Ideal para quem busca um refúgio tranquilo em meio à natureza.

O que fazer no interior do Rio Grande do Norte

Geoparque do Seridó: Um verdadeiro espetáculo geológico, o Geoparque do Seridó é uma área de grande importância paleontológica e arqueológica.

Está situado no semiárido nordestino, região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte, envolvendo totalmente os territórios dos municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá (onde fica a nascente do Rio Potengi que deságua em Natal), Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas. 

O acesso principal se dá pela BR-427, facilitando a chegada tanto de quem parte de Natal quanto de João Pessoa. O percurso é marcado por paisagens encantadoras do sertão nordestino.

Suas formações rochosas contam histórias que atravessam milênios, proporcionando um mergulho no passado da Terra. São várias atrações espalhadas pelos municípios, e as mais famosas são: 

  • Cânions dos Apertados: localizado em Currais Novos e formado pela erosão do Rio Picuí;
  • Açude Gargalheiras: no municípios de Acari;
  • Sítio Paleontológico: Áreas com importantes descobertas paleontológicas, onde vestígios de animais e plantas pré-históricos contam histórias surpreendentes sobre a evolução da vida na região.
Pinturas rupestres em Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte (Fonte: Unsplash)
Pinturas rupestres em Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte (Fonte: Unsplash)


Castelo Zé dos Montes: Localizado em Sítio Novo, esse castelo é uma construção singular. Erguido por Zé dos Montes, um visionário da região, o castelo tem uma arquitetura única e é envolto por lendas locais. A vista panorâmica do castelo oferece um espetáculo inesquecível.

Pico do Cabuji: Se você é amante de trilhas e vistas panorâmicas, o Pico do Cabuji é um destino imperdível. É um vulcão que não entrou em erupção e que permite a vista do sertão do RN até às eólicas do litoral!

Saiba tudo sobre o Pico do Cabugi e como chegar no nosso artigo!

Pedra da Boca: Para os amantes do ecoturismo, a Pedra da Boca é um paraíso. Localizada em Araruna, na fronteira com a Paraíba, essa formação rochosa proporciona trilhas, revelando grutas e cavernas. O ponto alto é o mirante no topo, oferecendo uma visão espetacular da região, além do pêndulo super emocionante!

Saiba o que fazer na Pedra da Boca!

Pedra da Boca em Araruna (Fonte: Arquivo Pessoal)
Além das trilhas, Pedra da Boca tem várias atividades radicais! (Fonte: Arquivo Pessoal)


Roteiro de 8 dias no RN

Dia 1 – Natal

Inicie sua jornada nas areias douradas da Praia de Ponta Negra, onde o icônico Morro do Careca se destaca. 

Explore a história no Forte dos Reis Magos, uma construção colonial que oferece vistas panorâmicas da cidade e do oceano.

Finalize o dia com um pôr do sol deslumbrante nas dunas de Genipabu. Se aventure em um passeio de buggy emocionante.

Dia 2 – Natal e arredores, ida para São Miguel do Gostoso

Visite o maior cajueiro do mundo em Pirangi logo cedo e siga para os Parrachos de Maracajaú ou do Rio do Fogo. Aqui vale contratar um passeio para fazer mergulho!

Depois, siga para São Miguel do Gostoso, onde você passará a noite.

Dia 3 - São Miguel do Gostoso

Dedique o terceiro dia para relaxar nas belas praias de São Miguel do Gostoso.

Dia 4 - Pico do Cabuji

Saída cedo para o Pico do Cabuji. Sugerimos contratar uma agência ou guia para uma experiência mais rica.

De lá, siga para Touros, onde você passará a noite.

Dia 5 - Nascente do Rio Catolé

Saída de Touros e escolha um day use na Nascente do Rio Catolé. Lembrando que como a entrada na nascente do Rio Catolé é controlada é válido agendar com antecedência o seu day use. 

Pernoite em Pipa, onde você poderá aproveitar a vida noturna da vila.

Dia 6 - Litoral Sul: Pipa

Explore as praias exuberantes de Pipa, como a Praia do Amor e a Praia do Madeiro. Desfrute das lojas locais e experimente a culinária única da região.

Dia 7 - Pipa e Baía Formosa

Faça um passeio de lancha pelas praias de Pipa e aproveite para nadar com golfinhos. À tarde, conheça Baía Formosa.

Dia 8 - Lagoas de Nísia Floresta e retorno a Natal

No último dia, a depender do horário da sua saída de Natal, talvez seja possível passar em uma das várias lagoas do seu caminho de Pipa até Natal

Ao explorar o Rio Grande do Norte, você mergulha em um mundo de belezas naturais, cultura rica e experiências inesquecíveis.

Desde as praias deslumbrantes de Natal até as paisagens tranquilas de São Miguel do Gostoso, cada destino oferece uma jornada única.

Este guia abrangente proporciona uma visão detalhada de cada região, desde informações práticas até sugestões de roteiro para uma experiência verdadeiramente envolvente.

Planeje sua viagem, mergulhe na cultura local, desfrute das maravilhas naturais e crie memórias duradouras neste destino brasileiro.

Conheça mais do nordeste com os nossos artigos:

O que fazer em João Pessoa? Conheça as melhores praias!

Conheça as 5 praias mais bonitas da Bahia!